Túnel do Leite é destaque na Expozebu

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Associação Láctea Brasil monta túnel do leite na ExpoZebu para mostrar aos visitantes da feira o sistema de produção e os benefícios nutricionais deste alimento.

Demonstrar o processo de produção do leite, suas fases e tecnologias envolvidas, bem como a importância deste alimento à saúde. Esse é o principal objetivo do Túnel do Leite - espaço montado pela Associação Láctea Brasil (Associação para o Progresso do Agronegócio Lácteo) em estande montado na Expozebu, de 04 a 07 de maio, dentro do Projeto "O Zebu na Escola". A feira acontece de 29 de abril a 10 de maio, em Uberaba/MG, e é a maior mostra de genética e tecnologia pecuária zebuina do mundo e a segunda exposição do País em número de animais comercializados.

O espaço Túnel do Leite foi montado na ExpoZebu deste ano com uma proposta educativa da Láctea Brasil, através de parceria com a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, o Muzeu do Zebu, a FAZU - Faculdade de Zootecnia de Uberaba, a Cooperativa Central Leite Nilza e as multinacionais Bayer e TetraPak. São cerca de 280 m2, por onde os visitantes, principalmente 5 mil crianças do ensino fundamental de Uberaba, poderão conhecer o mundo do leite e a importância deste alimento e de seus derivados para a saúde e para o adequado desenvolvimento físico e mental humano.

No local, estão sendo expostos painéis que narram a trajetória do leite da fazenda à indústria. São 16 painéis de 3 x 2 metros, que utilizam temas lúdicos ilustrados por desenhos. A idéia é esclarecer técnicas que envolvem captação do leite, armazenamento, transporte, industrialização até o escoamento para o mercado, alem de esclarecer os nutrientes do leite. Os painéis também divulgam a campanha institucional da Láctea Brasil "Beber Leite é Super Legal". No local, haverá também degustação de produtos derivados do leite fabricados pela Central Leite Nilza.

Os visitantes serão acompanhados por monitores da FAZU e receberão material informativo do programa educativo "Beber Leite é Super Legal", da Láctea Brasil. A ação visa mobilizar crianças e adolescentes sobre a importância do leite na alimentação para manter o crescimento sadio. O material distribuído segue uma linha pedagógica que traça o valor nutricional do leite, os cuidados e higiene necessários com o produto, bem como noções de correta conservação do produto, com orientações contra o consumo do leite cru.

A expectativa da Láctea Brasil é receber mais de 6 mil crianças no Túnel do Leite, sendo uma média 1250 meninos e meninas por dia, além dos demais visitantes da Expozebu. A organização da feira prevê um público de cerca de 400 mil visitantes, desde crianças, adolescentes, produtores, adultos, membros da terceira idade, consumidores em geral.

Segundo o superintendente da Láctea Brasil, Wiliam Tabchoury, este tipo de ação educativa da Láctea em eventos de grande abrangência regional, serve para mostrar ao público em geral a necessidade de se aumentar o consumo de leite e derivados lácteos, principalmente junto ao seu principal público-alvo. Tabchoury aponta que em todo mundo, o público até os 19 anos de idade consome 51% de todo o leite fluido. "É uma ótima saída para promover o crescimento sustentável desta cadeia de agronegócio, fundamentalmente pela busca de alternativas que aumentem o tamanho do bolo, ou seja, que criem expectativas de ganhos para todos os elos da cadeia e, de sobra, contribuindo para melhoria das condições nutricionais da população brasileira".

Beber Leite é Super Legal

O Programa "Beber Leite é Super Legal" faz parte da campanha educativa, que atingiu no ano passado mais de 305 mil crianças dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Uma recente pesquisa realizada com 2.026 crianças da cidade de São Pedro, interior de São Paulo, mostrou que um ano depois do trabalho de conscientização o consumo de leite aumentou em 35%. Já em Itupeva, a Associação Comercial divulgou um aumento entre 32 e 35% nas vendas de produtos lácteos no varejo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo ideal de leite é de 250 litros por pessoa/ano. Hoje, os brasileiros tomam apenas 127 litros por ano. "Queremos conscientizar as crianças e adolescentes, porque eles são os consumidores do futuro. Sabemos que as pessoas compram mais refrigerantes e cervejas do que leite. O problema não é só a renda, é uma questão cultural", diz Tabchoury.

Fonte: Verbo Comunicação Empresarial, para Láctea Brasil, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?