Top 100 2019: você conhece uma fazenda de mais de 9.000 kg/dia ou um projeto de futuro no leite? |
O Top 100 é um levantamento único, idealizado e realizado pelo MilkPoint desde 2001. O objetivo é identificar e conhecer mais sobre os 100 maiores produtores de leite do país, a partir da quantidade efetivamente comercializada de leite. Ao analisar os resultados, é possível entender o que acontece com o mercado de leite, no âmbito dos maiores produtores, ajudando a identificar tendências regionais, tipos de sistema de produção que se consolidam no país e adoção de tecnologia.
Com o desenvolvimento da cadeia do leite e a profissionalização da atividade, frequentemente temos mudanças em nossas listagens, com a inclusão de produtores que realizaram novos investimentos ou que aumentaram a produção das próprias fazendas.
Assim, se você conhece algum grande produtor (ou se você mesmo é esse produtor) que cresceu muito e não está na nossa listagem, o convidamos para indicar a propriedade por meio do formulário que se encontra no final desta matéria. Nossa sugestão é que apenas fazendas com produção diária de 9 mil/litros ou mais sejam indicadas, uma vez que acreditamos ser este número próximo do limite que divide as 100 maiores fazendas de leite das demais.
E tem novidade neste ano: quais serão os futuros Top 100?
A fim de tornar o relatório ainda mais interessante e completo para os envolvidos no setor, além das 100 maiores fazendas produtoras de leite, publicaremos em 2019, junto ao relatório final, os projetos de leite em andamento/construção no Brasil. As indicações devem ser de propriedades que têm a projeção de uma produção leiteira de no mínimo 10 mil litros/dia no futuro. Então, se você conhece algum projeto com esse perfil, indique também via formulário abaixo que entraremos em contato para que eles participem do levantamento.
Agradecemos desde já a sua contribuição! Patrocinadores: MSD, Phibro, DSM e CRV Lagoa.
‘Palhinha’: relembre o que rolou no Top 100 201
- Os 100 maiores produtores de leite em 2017 apresentaram produção média de 17.929 litros/dia, volume cerca de 10,4% superior à média dos 100 maiores produtores em 2016.
- Apenas 9% dos produtores consideraram a rentabilidade da atividade leiteira em 2017 melhor do que a média se comparada a outros anos; 47% afirmaram que esteve na média e apenas 44% a consideraram pior que a média.
- Os custos operacionais de produção apresentaram queda de 3% entre os produtores Top 100; 51% das propriedades tiveram custo operacional médio acima de R$1,10/litro.
- A raça Holandesa permaneceu sendo a mais utilizada nas propriedades, estando presente em 78 fazendas do Top 100. A raça Girolando aumentou sua presença e esteve presente em 30 propriedades. Dentre os 100 maiores produtores de leite, 25 utilizavam mais de uma raça na sua fazenda.
- A CCPR/Itambé apresentou o maior número de fornecedores entre os Top 100, somando 20 fazendas. Em seguida veio o Pool Leite - www.poolleite.com.br (entidade que comercializa o leite de 7 cooperativas do Paraná) com 18 fazendas. Na sequência, a Danone e a Piracanjuba, com 9 fornecedores cada.
- Novamente a maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2017 foi a Fazenda Colorado. No último ano, a Colorado teve aumento de cerca de 7% no volume produzido diariamente, totalizando 67.640 litros/dia.
1 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro