Sul: previsão de chuvas abaixo da média até fevereiro

A Universidade de Colúmbia (Estados Unidos) prevê chuvas abaixo da média na Região Sul do Brasil no trimestre envolvendo Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para as Regiões Norte e Nordeste do País, as precipitações serão acima da média, enquanto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste terão precipitações atmosféricas na média e abaixo dela.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A Universidade de Colúmbia (Estados Unidos) prevê chuvas abaixo da média na Região Sul do Brasil no trimestre envolvendo Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para as Regiões Norte e Nordeste do País, as precipitações serão acima da média, enquanto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste terão precipitações atmosféricas na média e abaixo dela.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Universidade de Colúmbia, o Pantanal mato-grossense será exceção, registrando chuvas acima da média até o segundo mês e 2021. O setor de meteorologia norte-americano aponta temperatura dentro da normalidade na maior parte do Brasil, excetuando-se o interior do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, que terão temperaturas acima da média histórica para o final de Primavera e entrada do Verão. 

Em Dezembro, dizem os especialistas, precipitações além do normal no centro-norte do Brasil, com desvios positivos acima de 100 milímetros nos estados do Pará, Rondônia e Amazonas. Com exceção da região Sul e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, que terão precipitações abaixo da média, o resto do país terá um mês com chuvas dentro da média.

Continua depois da publicidade

Temperaturas mais elevadas do que o normal nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul e interior do Rio Grande do Sul vão marcar a entrada do Verão no Brasil. Minas Gerais, Roraima e Amazonas, não terão temperaturas muito abafadas, aponta a Universidade de Colúmbia. 

Com a ocorrência de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste, o ar seco dos níveis mais altos da atmosfera serão empurrados para a superfície, deslocando o eixo de chuvas para Sul. Essas precipitações vão se concentrar mais sobre os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Centro-Oeste. Na região Sul, as chuvas ficarão com números próximos da média histórica, com exceção da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai – que seguirá em estiagem.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Agrolink.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?