ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seca no Sul e consequências no mercado do leite

POR MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2020

5 MIN DE LEITURA

14
8

O fenômeno La Niña – caracterizado por chuvas abaixo do histórico nos estados do sul do país, chuvas dentro do histórico, mas com problemas de distribuição no Sudeste e no Centro-Oeste, e chuvas acima do histórico no Nordeste brasileiro – vem castigando severamente os produtores de leite dos estados do Sul, principalmente aqueles que utilizam o pasto como principal fonte de volumoso para os animais. O momento é de bastante dificuldade, visto que os produtores já vinham sendo impactados pelos altos custos de ração e insumos e por outro período de seca que ocorreu entre o fim do ano passado e o início deste e comprometeu a produção de silagem e a entrada dos animais nas pastagens de inverno.

Figura 1. Distribuição geográfica da produção de leite no Brasil (esquerda) e anomalias de precipitação no terceiro trimestre de 2020 (direita).

Segundo Juliano Alarcon Fabrício, agrônomo e responsável pela consultoria Dr. Pastagem, não se via uma estiagem tão intensa desde 1943. Em 1977 houve também um episódio memorável, porém este se deu a partir de janeiro e não comprometeu a produção de alimentos na primavera, ao contrário do que estamos vendo hoje. “Outubro é o mês que mais chove no Paraná. O normal é cerca de 250 mm de chuva e tivemos apenas 50. No acumulado desde agosto, não chegamos a 100 mm de chuva”.

Na primavera é quando ocorre o crescimento das pastagens e são plantadas as lavouras de milho para a produção de silagem, que servirá como alimento para o próximo ano. De acordo com Juliano, “houve um crescimento de pastagem até final de outubro, mas a partir de novembro, mesmo com bom manejo e adubação, o crescimento foi zero”.


Pastagem. Foto: Juliano Fabrício

Algumas propriedades mais bem preparadas trabalham com estoque de alimentos e têm condições de manter os animais até o próximo ano, segundo o agrônomo. A maioria, porém, não possui este planejamento e está sofrendo para conseguir alimentar os animais. “É uma procura desenfreada por silagem, feno, pré-secado... Eu vi silagem ser vendida a R$ 0,50/kg de matéria original, mais o frete, isso é muito caro! A gente não tem muita perspectiva de produção de volumoso”, contou. "Contudo, ainda assim, nas propriedades atendidas, temos visto uma produção de leite superior a do ano passado, por enquanto, mesmo com a seca. Sem essa estiagem, estaríamos produzindo muito mais!"

De acordo com Juliano, as chuvas recentes foram muito importantes para recuperar o milho e a soja, mas não os pastos. A esperança é que tenha mais precipitação nos próximos dias e que se cumpra a previsão para a segunda quinzena de dezembro, que é quando o milho está pendulando e em floração. “Esta é uma época muito crítica, mesmo com todo o mal que estamos passando, se vierem estas chuvas a gente consegue ainda colher de 30 a 40 t/ha de silagem”. Segundo Thomer Durman, consultor técnico, as condições da silagem de milho vão variar muito de acordo com a região, mas estão sendo relatadas perdas entre 10 e 60% no rendimento.


Lavoura de milho. Foto: Thomer Durman

No Rio Grande do Sul, em diversas regiões, a situação também é alarmante. Segundo Leonel Fonseca, coordenador da comissão de Leite e Derivados do sistema Farsul, houve perdas muito elevadas nas lavouras de milho e de soja. O volume de pasto também ficou muito aquém do projetado e já há racionamento de água para os animais. “As consequências na produção e reprodução do rebanho irão se estender até o próximo ano agrícola”, disse Leonel.

“É muito séria a situação. Alguns produtores não têm mais trato para os animais ou têm poucos dias de reserva de silagem. Alguns estão comprando palha de trigo e aveia. Grão não existe, não existe milho, trigo ou triguilho para fazer ração”, desabafou Pedro Signor, da FETAG/RS. Segundo ele, a chuva veio em alguns momentos, mas foi insuficiente, e seria necessária uma intervenção pública para trazer pelo menos milho para alimentar os animais. Outra possível solução seria a vinda de uma chuva abundante, que permitiria a recuperação de alguns de tipos de pastagem que se desenvolvem mais rapidamente, como o tifton. “No geral, a situação é feia e preocupante. Todo mundo está preocupado e ansioso, vendo os bichos berrando de fome e não tendo com o que tratar”.


Pastagem. Foto: Juliano Fabrício

Diante de um quadro tão complexo, diversos são os questionamentos sobre os impactos na oferta de leite e, consequentemente, no mercado. Com a dificuldade de alimentar os animais e a alta da arroba do boi, já estão havendo relatos de animais de leite enviados para o abate. “Vários animais estão sendo encaminhados para o frigorífico, tanto por uma questão de sobrevivência e fluxo de caixa, como pelo alto custo dos insumos e a falta deles em muitos municípios”, relatou Leonel. De acordo com Pedro, já podem ser vistas consequências na captação de leite, devido à falta de alimento para os animais e o calor. Além disso, alguns produtores estão antecipando a secagem dos animais.

Segundo Valter Galan, do MilkPoint Mercado, a produção de leite normalmente tem uma queda sazonal neste período do ano. Contudo, “neste ano, a queda tem sido bem mais pronunciada, em função dos graves problemas de seca, principalmente no Noroeste do RS, no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná que, juntos, produzem cerca de 18% do leite brasileiro (produção total), algo equivalente a 17 milhões de litros diários”.

Segundo informações de técnicos que atuam na região, a estiagem deste ano, associada a estiagem do ano passado – que reduziu a qualidade e a quantidade de silagem de milho disponível, que serviria para compensar neste momento a falta de pastagens tanto de inverno como de verão – tende a reduzir a produção de leite de novembro em cerca de 20% em relação a outubro, algo que certamente impactará o mercado como um todo. “Como as empresas que atuam na compra de leite no Sul também estão nas bacias do Sudeste e Centro-Oeste, elas compensam a redução de volumes lá [Sul] com o aumento das compras aqui [Sudeste e Centro-Oeste], impactando diretamente os mercados nestes locais. Além disso, outro importante fator que tem impactado o mercado são os preços altos de soja e milho, que influenciam a redução de produção em todo o país”, comentou o analista de mercado.


Lavoura de milho. Foto: Thomer Durman

Diante disso, vemos que a situação é realmente preocupante e que o ano de 2020 vem tendo comportamento totalmente atípico. A severa estiagem, somada a fatores como alta da arroba do boi e altos custos do milho e da soja, poderão mudar os rumos do mercado e, ao contrário das previsões de preço ao produtor que vinham sinalizando queda, podemos ver uma estabilidade nos valores pagos pelo leite.

É produtor ou técnico na Região Sul? Conte como está a situação na sua região aqui nos comentários! 

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VANDOIR JOSÉ SCHAEFER

TUNÁPOLIS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/11/2020

Aqui em Tunápolis e Itapiranga a mesma situação, e as previsões são nada boas ainda
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 01/12/2020

Vamos torcer para melhorar, Vandoir!
MÁRCIO PERIN

MOREIRA SALES - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/11/2020

Situação complicada, nào chove para produzir forragens, preços dos concentrados subindo e ainda dificuldades para o produtor adquirir e preços do leite estacionados. Vamos rezar para a chuva chegar e amenizar a situaçào dos produtores.
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/11/2020

Realmente, Márcio, vamos rezar. Se Deus quiser vai vir uma chuva!
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/11/2020

Planta BRS Capiaçú para silagem e BRS Kurumi para pastejo rotacionado.
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/11/2020

Olá, Sidney, obrigada pela contribuição, você tem feito isso na sua propriedade ou visto em outras propriedades? Conte mais para nós!
EM RESPOSTA A MAYSA SERPA
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/11/2020

EM RESPOSTA A MAYSA SERPA
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/11/2020

Tenho visto em outras propriedades.
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/11/2020

Tenho visto em outras propriedades.
DONIZETE G. DA FONSECA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 27/11/2020

PREÇO NO ATACAD NAO DESLANCHA, MESMO COM POUCA OFERTA.
PAULO CESAR AGLIARDI

ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/11/2020

Aqui no norte do rio grande do sul município de machadinho estamos a 60 dias praticamente sem nada de chuva, milho pra silagem está com 60 % de perda situação muito crítica
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/11/2020

Olá, Paulo, obrigada pelo comentário.

Realmente a situação é muito crítica. Vamos esperar que venha alguma chuva para pelo menos amenizar o quadro agora, apesar da perda da silagem dificultar a alimentação dos animais no próximo ano :(
ANDRÉ QUINTO TURATTI

CAIBI - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/11/2020

Misericordia aqui no extremo oeste Catarinense região de Palmitos estamos enfrentando uma escassez terrivel se pasto silagem milho e até de ração! Tem muota vaca indo pro abate e produtores vendendo todo o rebanho pra não ver morrer de fome ! Milho silagem quê ano passado deu até 80 toneladas hectare esse ano além de não ter grão ! Não vai passar de 20 toneladas !
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/11/2020

Olá, André, obrigada pela contribuição!

Realmente a situação está muito complicada e vai comprometer a alimentação dos animais no próximo ano também. Vamos torcer para que venha alguma chuva nesse resto de ano para, pelo menos, amenizar um pouco a situação :(

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures