Setor de lácteos da Austrália espera mudanças devido à insolvência da Parmalat

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de lácteos do Estado australiano de Queensland poderá passar por uma importante mudança após o colapso da gigante italiana Parmalat Finanziaria, que comprou a companhia australiana Pauls Ltd em 1998.

Cerca de nove processadores de leite estão de olho nas propriedades da Parmalat da Austrália, que poderão ser vendidas com a crise da companhia. A Parmalat é uma das duas maiores processadoras de lácteos de Queensland e tem sua base nacional em Brisbane, empregando 800 pessoas.

Muitos produtores de leite de Queensland expressaram preocupação sobre a capacidade da Parmalat Austrália de manter os pagamentos do leite, uma vez que alguns produtores da Itália e do Brasil não receberam pagamento pelo seu leite.

O presidente da Organização de Lácteos de Queensland, Wes Judd, disse que recebeu inúmeros telefonemas de produtores, que estão ansiosos para saber sobre a segurança de seus pagamentos. Porém, o diretor gerente da Parmalat Australia, David Lord, escreveu para os produtores de leite assegurando que a crise não afetaria a capacidade da companhia de pagar os fornecedores locais.

O produtor de leite de Queensland, Pat Rowley, presidente do grupo de barganha Premium Milk Ltd., disse que os produtores de leite têm negociado contratos de fornecimento até 2007 e contratos de preços até o final de 2004 com a Parmalat. "Nós tivemos nosso pagamento no mês passado e teremos no próximo mês. Nós não somos dependentes da empresa mãe", disse Rowley.

Ele disse que a National Foods é uma entre as nove processadoras, incluindo a gigante neozelandesa Fonterra, que estão interessadas na Parmalat Australia, caso ela seja vendida.

Dairy Farmers

Uma das maiores fornecedoras de leite da Austrália, Dairy Farmers Cooperative, desmentiu as informações de que estava querendo comprar a Parmalat Australia, caso a empresa seja vendida.

O presidente da cooperativa, Ian Langdon, disse que o grupo não está considerando vender suas ações para a rival National Foods, para financiar a compra da Parmalat.

"Ninguém sabe o que acontecerá com as operações da Parmalat na Austrália, e, em meu ponto de vista, não haverá venda disponível em curto prazo".

Fonte: Herald and Weekly Times (por Amanda Gearing) e Australian Broadcasting Corporation
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?