As chuvas do final de semana nos vales do Taquari, Caí e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, foram mal distribuídas e de baixa intensidade, não solucionando o problema da estiagem. O levantamento semanal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), sobre a situação das lavouras e rebanhos na região, indica que os prejuízos se agravam com a seca prolongada.
A pecuária também sofre com a seca, que não permite o plantio de pastagens de inverno-primavera. A quebra da produção de leite chega a 35%, sendo que as pastagens nativas utilizadas pelo gado de corte não têm perspectiva de recuperação antes do inverno. Em Teutônia, a secretaria da Agricultura está entregando 100 mil quilos de semente de aveia preta a 1.250 produtores, para serem semeadas quando chover. Nos últimos 15 dias, o órgão prestou 80 atendimentos aos agricultores na abertura de poços para conseguir água para os animais.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.