Rússia não retirará excedente de produto do mercado de lácteos

O Ministério da Agricultura da Rússia não iniciará compras de intervenção para remover o excedente de produtos do mercado de lácteos. Entenda.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O Ministério da Agricultura da Rússia não iniciará compras de intervenção para remover o excedente de produtos do mercado doméstico de lácteos, disse Oksana Lut, vice-ministra da Agricultura, durante uma recente entrevista coletiva.

As compras de intervenção são uma ferramenta que as autoridades russas têm utilizado no mercado de grãos para equilibrar a situação dos preços ao longo do ano. Elas envolvem a compra centralizada de grandes quantidades de produtos quando a oferta é alta e a venda gradual de mercadorias da reserva do estado quando ela é baixa.

Continua depois da publicidade

Um grupo de produtores de leite russos teria pedido ao Ministério da Agricultura que considerasse as compras de intervenção para o mercado doméstico de leite, a fim de combater a crise de excesso de oferta. Lut disse que uma das justificativas para essas compras seria formar uma reserva em caso de eventual desabastecimento, mas não adianta fazer isso com os lácteos.

“Não existe esse risco, então as intervenções não são uma forma de regular o mercado. Não vai ajudar em nada o mercado e não precisamos desses estoques porque temos muito leite”, afirmou Lut, acrescentando que o ministério está trabalhando em várias outras medidas para combater o excesso de oferta, inclusive incentivando as exportações.

Reprimindo os lácteos falsificados

Participantes do mercado russo entrevistados pela agência de notícias local Dairy News geralmente concordam que as intervenções não ajudariam o mercado de lácteos russo.

Continua depois da publicidade

“Não são necessárias intervenções. O estado pode ajudar reagindo mais duramente aos produtos falsificados, mas não quer fazer isso, temendo a aceleração da inflação. Assim, é mais provável que as autoridades assustem as redes varejistas com declarações sobre uma possível regulamentação estatal para que não aumentem os preços”, disse à publicação uma fonte do mercado que pediu anonimato.

Outro player do mercado, que também não quis ser identificado, concordou que, se os produtos falsificados forem retirados das prateleiras, o problema do excesso de leite cru será resolvido. “Mas, primeiro, devemos admitir que o problema da falsificação no comércio é bastante sério. E, no entanto, ninguém está fazendo isso”, afirmou a fonte.

Yulia Sergeenkova, diretora geral da Pavlovsk Dairy Plant, por sua vez, disse que há alguns sinais positivos no mercado de lácteos, já que os preços pararam de cair em junho. Espera-se que o mercado eventualmente consiga se ajustar, mas, por outro lado, os preços atuais não permitem que os processadores de leite gerem lucro. Sergeenkova também admitiu que estabelecer suprimentos de exportação suficientes para mudar a dinâmica dos preços no mercado russo parece uma tarefa desafiadora.

As informações são do Dairy Global, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?