O Projeto de Qualificação Tecnológica e Fortalecimento do Cooperativismo de Leite na Agricultura Familiar, para capacitação e formação de pequenos produtores nos três estados do Sul, recebeu ontem um aporte de R$ 500 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Caixa Econômica Federal. O repasse foi assinado em Porto Alegre, durante solenidade comemorativa aos dez anos da Cooperativa Riograndense de Laticínios e Correlatos (Coorlac).
Conforme o projeto, um universo de oito mil agricultores familiares ligados à Coorlac, mil à Sisclaf, do PR, e mil à Ascooper, de SC, terão acesso a 160 seminários, intercâmbios e cursos de formação. Na avaliação do vice-ministro do MDA, Guilherme Cassel, "a idéia é dotar tanto as cooperativas quanto a cadeia leiteira de maior competitividade no mercado".
Reempossado para mais três anos à frente da Coorlac, o diretor-presidente do sistema, Gervásio Plucinski, destacou a reestruturação da produção de leite na região Sul. "Nossa esperança é, em um ano, aumentar 30% o número de produtores associados e organizar a formação de novas cooperativas". As 31 cooperativas associadas à Coorlac produzem, no total, 320 mil litros/dia e uma média anual de oito milhões de litros/mês.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
RS, SC e PR: MDA libera aporte de R$ 500 mil para capacitação e formação de pequenos produtores
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.