RS: retomada das chuvas melhora pastagens, mas afeta qualidade do leite

A retomada da chuva favoreceu as pastagens mas, mesmo com pouco acumulo de barro, alguns problemas com qualidade do leite foram identificados. Saiba mais.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

O retorno das chuvas proporcionou um maior desenvolvimento das pastagens cultivadas, permitindo pastoreio nos locais semeados mais cedo e diminuindo a necessidade de suplementação.

Continua depois da publicidade

A produtividade ainda é considerada baixa, o que é normal para o período de vazio forrageiro. Os rebanhos em geral apresentam boas condições sanitárias. As temperaturas mais amenas favoreceram o bem-estar animal, entretanto causaram o aumento de carrapatos em algumas propriedades, exigindo maior monitoramento e ações para o controle do parasito.

Segue a vacinação preventiva contra brucelose bovina nas terneiras com idade entre três e oito meses.

Apesar do pouco acúmulo de barro nas proximidades das salas de ordenha, novamente ocorreram problemas com a qualidade do leite e novos casos de leite instável não ácido (LINA).

Continua depois da publicidade

Com relação ao mercado da atividade, segue preocupante o aumento dos custos devido ao alto preço das rações e fertilizantes, muito superior ao pequeno aumento recebido pelo litro de leite. Na regional de Ijuí, diminuiu a produtividade dos rebanhos em sistemas a pasto, mas se manteve a de animais estabulados. Assim, apesar dos efeitos do vazio forrageiro, a produção total não foi reduzida.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?