ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Renato Acker: "implantamos o Jiggs, apertamos o caixa, mas agora estamos colhendo os frutos"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2018

5 MIN DE LEITURA

0
7

A Fazenda Família Acker se localiza no Noroeste do Rio Grande do Sul, em Cândido Godói, cidade conhecida por ser a “Capital Mundial dos Gêmeos”. O produtor de leite Renato Acker diz não ter nenhum caso de gemelares na família, mas, em compensação, o que tem de sobra é a vontade de produzir leite.

fazenda Família Acker - produção de leite
                                                                      Fazenda Família Acker 

Foi ele quem encabeçou a produção no ano de 1992, quando na época estudava para ser técnico em contabilidade. “Em uma das disciplinas, o professor nos questionou sobre a rentabilidade de um hectare de soja vs. a rentabilidade da produção leiteira. Basicamente, ele queria saber o quanto um hectare de terra poderia gerar de dinheiro ao produtor leiteiro em relação à lucratividade de soja. Conforme fui fazendo os cálculos, notei que o leite tinha uma possibilidade muito maior de gerar renda em pequenas propriedades comparada à soja”.

Assim, em julho no mesmo ano, Renato resolveu investir na atividade, que inicialmente, resultava em apenas 10 litros/leite/dia. “Fomos crescendo lentamente. Quando sobrava um pouco de dinheiro, comprávamos novos animais e assim, a produção foi ganhando forma. Em 1995, construímos uma sala de ordenha, que, inclusive, é a mesma utilizada até hoje. Em 1997, montamos um free stall, atualmente utilizado apenas como sala de trato, já que deixamos o confinamento de escanteio”.

Como nem tudo são flores, em 1999, Renato viu seu rebanho ser dizimado devido a uma grave mastite que assolou a fazenda. “Perdemos alguns animais e vendemos uma parte deles, o que fez com que eu mudasse de área. Mas, em 2008, decidi dar voz ao coração e reiniciei a produção de leite com apenas sete vacas”.

Acker foi recosturando toda a sua história na leiteria e um dos reconhecimentos da sua persistência e esforço se concretizou em 2010, quando a Fazenda Família Acker foi selecionada em um projeto da BRF de propriedades modelos. “Apenas uma fazenda foi selecionada em cada plataforma de recolhimento de leite no RS e a minha estava entre elas. A justificativa dada pela empresa foi a minha visão de crescimento e a atitude em fazer as coisas acontecerem”.

fazenda família Acker - produção de leite
A Fazenda Família Acker foi selecionada em um projeto da BRF de propriedades modelos

Com detalhes, Renato abordará a sua trajetória em uma palestra proferida no Interleite Sul 2018, nos dias 09 e 10 de maio, em Chapecó/SC. Sua apresentação compõe o painel “Economia da produção de leite” e visa explanar o seu caso de sucesso no leite.

Perfil inovador e focado em melhorias

Não é à toa que Renato, até os dias atuais, assume os riscos quando acredita em alguma nova tecnologia que pode agregar na sua produção. Além disso, o seu perfil é inovador e focado constantemente em melhorias. Recentemente, quando foi lançada a variedade de capim Jiggs, Renato a introduziu na propriedade em questão de meses. “A minha área é de 11,5 hectares e implantamos o Jiggs em sete hectares num período de seis meses. Por meio da análise de solo, notamos áreas necessitadas de uma reforma, o que demandou o investimento de 80 sacos de adubo por hectare/ano. Nessa fase, ficamos com o caixa e as margens apertadas, mas valeu a pena, pois agora estamos colhendo os frutos”.

Fazenda Família Acker - produção de leite
Pastagem da Fazenda Família Acker 

Segundo Acker, o Jiggs passou a produzir grandes volumes de matéria-seca (MS), o que tornou possível o aumento da taxa de lotação e consequentemente, da produção de leite - que saltou de 4-5 mil litros/ha/ano para mais de 20 mil litros. “Mesmo com esse aumento na produtividade, estamos na luta para que o Jiggs produza ainda mais, impactando ao máximo a lotação. Vale lembrar que nem tudo é aplicado em todas as propriedades. Elas se diferem uma das outras”.

Os animais são criados a pasto com suplementação e o rebanho é composto por vacas puras da raça Holandesa. Hoje, são 32 vacas em lactação e o rebanho total possui 63 cabeças. A produção é de 23 litros de leite por animal e a matéria-prima é comercializada para a Piracanjuba.

Gado de leite - Fazenda Família AckerOs animais da Fazenda Família Acker são criados a pasto com suplementação e o rebanho é composto por vacas puras da raça Holandesa

A Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS) giram em torno de 10 mil ufc/ml e 350-400 mil cel/ml, respectivamente. Para Renato, a CCS ainda é um dos principais desafios e diversas ações visam melhorar esses índices. “Também, estamos com níveis de gordura e proteína um pouco baixos, mas, vamos batalhar em cima. Como o Jiggs possui altas quantias de proteína na composição, é difícil fechar a dieta dos animais. Quando ela estiver ajustada, alguns itens serão otimizados. Queremos aproveitar melhor essa proteína do capim, que varia de 25-27%, de acordo com as nossas amostras recentes”.

Rebanho de vacas - Fazenda Família Acker
Para Renato, a CCS ainda é um dos principais desafios e diversas ações visam melhorar esses índices

O Interleite Sul é o evento que aborda a produção de leite sob a ótica do sistema de produção e da economia da produção de leite, voltados para o Sul do país. Também, o evento terá paineis sobre competitividade, relação indústria-produtor, compost barn e outros tópicos aplicados ao produtor e ao técnico. A programação está imperdível e pode ser conferida aqui.

Neste link, você garante sua inscrição com desconto até o dia 05 de março > https://www.interleite.com.br/sul/inscricoes

Aproveite para confirmar a sua presença na página do Interleite Sul no FacebookPor meio dela também serão publicadas novidades sobre o evento!  

Para quaisquer outras informações sobre patrocínio ou dúvidas, envie um e-mail para ana@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.

interleite sul - patrocínios

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures