Segundo dados de 2002 (Canadian Dairy Information Centre), o maior produtor de leite do mundo é a União Européia (UE), com 121,857 milhões de toneladas. O segundo lugar é a Índia (incluindo leite de búfalos), com 82,73 milhões toneladas, seguida pelos Estados Unidos, com 77,02 milhões de toneladas e, em terceiro lugar, vem a Rússia, com 33,467 milhões. O Brasil situa-se em sexto lugar, com 22,635 milhões de toneladas, atrás da Alemanha (27,9 milhões e da França 25,173 milhões de toneladas).

Última revisão: 16/01/2004.
Fonte: http://www.dairyinfo.gc.ca/scmilkprod.pdf e http://www.dairyinfo.gc.ca/dairyprofile.pdf
Dentro das indústrias leiteiras, a mais importante por valor de negócios é a suíça Nestlé. Em seguida, com valores muito parecidos estão a neozelandesa Fonterra, as norte-americanas Dairy Farmers of America e a Dean Foods, seguida pela francesa Danone.
Com relação ao consumo de produtos lácteos, a Finlândia é o país que mais consome leite fluido, com 159 quilos por habitante ao ano, seguida pela Irlanda e pelos Estados Unidos. A Espanha ocupa a sétima posição mundial, com 108 quilos per capita por ano, situando-se à frente de países como França, Alemanha e Canadá, que, apesar de terem um elevado consumo total de produtos lácteos não se destacam pelo consumo de leite fluido. No Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization - FAO) e da FAPRI, o consumo per capita de leite fluido em 2001 foi de 74,1 quilos.
Com relação ao consumo de queijos, os três países de maior consumo são Grécia, com 25 quilos per capita por ano, França, com 24 quilos e Itália, com 20 quilos por ano. O consumo no Brasil em 2001 foi de apenas 2,7 quilos. O maior consumidor de manteiga do mundo é a França, com 8 quilos per capita por ano, enquanto que na Espanha o consumo é de apenas 0,9 quilos per capita por ano. O consumo de manteiga do Brasil em 2001 foi de 0,4 quilos.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint