Relatório faz balanço da produção de leite mundial em 2002

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo um estudo realizado pelo Comitê Permanente de Coordenação de Inspeções do Ministério da Agricultura da França (Comité Permanent de Coordination des Inspections - Coperci), a distribuição mundial do número de vacas leiteiras não coincide com a distribuição dos países de maior produção de leite devido ao grande desequilíbrio na produção de leite por vaca. A Índia e a África contam com um terço do censo de vacas leiteiras, mas que produzem somente 950 e 500 quilos de leite por cabeça, respectivamente. Ao contrário, os países que têm maior produtividade, como Estados Unidos, Canadá e União Européia (UE), têm médias de 8,2 mil, 7,5 mil e 6 mil quilos por vaca por ano.

Segundo dados de 2002 (Canadian Dairy Information Centre), o maior produtor de leite do mundo é a União Européia (UE), com 121,857 milhões de toneladas. O segundo lugar é a Índia (incluindo leite de búfalos), com 82,73 milhões toneladas, seguida pelos Estados Unidos, com 77,02 milhões de toneladas e, em terceiro lugar, vem a Rússia, com 33,467 milhões. O Brasil situa-se em sexto lugar, com 22,635 milhões de toneladas, atrás da Alemanha (27,9 milhões e da França 25,173 milhões de toneladas).


Última revisão: 16/01/2004.
Fonte: http://www.dairyinfo.gc.ca/scmilkprod.pdf e http://www.dairyinfo.gc.ca/dairyprofile.pdf

Dentro das indústrias leiteiras, a mais importante por valor de negócios é a suíça Nestlé. Em seguida, com valores muito parecidos estão a neozelandesa Fonterra, as norte-americanas Dairy Farmers of America e a Dean Foods, seguida pela francesa Danone.

Com relação ao consumo de produtos lácteos, a Finlândia é o país que mais consome leite fluido, com 159 quilos por habitante ao ano, seguida pela Irlanda e pelos Estados Unidos. A Espanha ocupa a sétima posição mundial, com 108 quilos per capita por ano, situando-se à frente de países como França, Alemanha e Canadá, que, apesar de terem um elevado consumo total de produtos lácteos não se destacam pelo consumo de leite fluido. No Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization - FAO) e da FAPRI, o consumo per capita de leite fluido em 2001 foi de 74,1 quilos.

Com relação ao consumo de queijos, os três países de maior consumo são Grécia, com 25 quilos per capita por ano, França, com 24 quilos e Itália, com 20 quilos por ano. O consumo no Brasil em 2001 foi de apenas 2,7 quilos. O maior consumidor de manteiga do mundo é a França, com 8 quilos per capita por ano, enquanto que na Espanha o consumo é de apenas 0,9 quilos per capita por ano. O consumo de manteiga do Brasil em 2001 foi de 0,4 quilos.

Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?