ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ação aproxima crianças da cadeia leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

As terneiras, Mel e Espoleta, da raça jersey estão fazendo sucesso no Recanto das Terneiras, atividade que integra a segunda temporada do projeto “Na Fazenda Doce de Leite”, que segue até sexta-feira (11/11), em Pelotas (RS).

As crianças de escolas da rede pública da cidade podem se aproximar dos animais e até fazer carinho nelas. O objetivo é que os estudantes conheçam de perto os caminhos que o leite percorre até chegar à mesa das famílias. Em três dias de evento, cerca de 900 crianças já passaram pela Associação Rural de Pelotas, onde as ações estão sendo realizadas.

O projeto é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Prefeitura Municipal de Pelotas, da Associação Rural de Pelotas, do Sindicato Rural de Pelotas, do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, do Sicredi Interestados e da Biscoitos Zezé. As atividades apresentam de forma lúdica os benefícios do leite e das boas práticas na produção, percorrendo desde a ordenha, coleta, processo industrial e envase até chegar ao consumidor.

Os primeiros dias foram de casa cheia e muita empolgação no auditório da Associação Rural. Leonardo Fagundes Vieira, de 7 anos, aluno da Escola Santa Terezinha, contou que gostou muito do teatro. Ao ser questionado se tinha entendido de onde vem o leite respondeu: “Da vaca. A gente tira o leite, coloca na caixinha daí a gente toma”. Joaquim Queiroz da Silva, de 7 anos, também estudante da Escola Santa Terezinha, disse que gostou da vaquinha e que nunca tinha visto uma de perto.

Presidente do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, Márcio Gialluisi Spallone, ponderou que é a primeira vez que participam de um evento como este que aproxima o público da produção leiteira. Ele destacou que este tipo de ação tem um apelo social importante de aproximar os jovens da pecuária leiteira, sendo visto como um contraponto ao movimento de evasão do campo, o que prejudica a sucessão familiar.

“Interessante que as crianças saibam a origem verdadeira do leite, tenham esse contato com os animais, estimulando o consumo propriamente do leite, que é um dos alimentos mais completos, mais ricos, que deveria fazer parte da mesa de todos nós durante toda a vida”.

Ao longo da semana estão sendo expostos dois animais da raça Jersey da propriedade de Mirella Scattolin Anselmo, que estão sob os cuidados 24 horas por dia de estagiários dos cursos de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e de Técnico em Agropecuária do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

Antes de visitar o Recanto das Terneiras, as crianças assistem a peça teatral encenada pela companhia Khaos Cênica, “Na Fazenda Doce de Leite”, que conta a história de um jovem que recebe um tambo de herança e tem o desafio de torná-lo rentável em apenas 30 dias. As turmas que participam do projeto ainda são convidadas a degustar produtos lácteos.
 

Concurso terá como prêmio fornecimento de leite
Durante as atividades as crianças também estão sendo convidadas a participar do concurso criativo “Arte na Caixinha”, que irá premiar as melhores intervenções artísticas em caixinhas de leite UHT com um Tablet e 12 meses de leite.

Os trabalhos poderão ser inscritos, até 05 de dezembro, em três categorias: Infantil – (Pré e 1º ano); Júnior - (2º e 3º ano); e Juvenil – (4º e 5º ano). A premiação aos vencedores inclui o fornecimento por 12 meses de uma caixa com 12 litros de leite. O professor responsável pela inscrição do primeiro colocado de cada categoria receberá um notebook, um certificado e 12 meses de leite.

As escolas participantes do projeto podem acessar o regulamento e realizar a inscrição do trabalho clicando aqui.
 

Como participar
A participação gratuita é aberta para a população e para escolas convidadas de Pelotas e destinada para crianças entre cinco e 11 anos. A agenda para esta semana prevê apresentações nos turnos da manhã e da tarde até sexta-feira. Para mais informações, entre em contato através do e-mail sindilat@sindilat.com.br ou telefone (51) 98909-1934.

Foto: Paulo Lanzetta

As informações são do Sindilat.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures