Quem entende o mercado lácteo?

O mercado de leite e seus preços ao longo da cadeia produtiva são resultados de relações de causa e efeito entre os diferentes elos da cadeia produtiva.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

O mercado de leite e seus preços ao longo da cadeia produtiva são resultados de uma série de relações de causa e efeito entre os diferentes elos, que podem estar aqui no nosso mercado ou até mesmo fora dele.

Continua depois da publicidade

A figura 1 visa esquematizar, de forma bastante simplificada, as relações de causa e efeito entre as principais variáveis do mercado. Trata-se de uma rede muitas vezes intrincada e pouco compreendida, dependendo do momento do mercado, do agente que o analisa e de quanto o bolso dele é afetado por este “momento do mercado”.

Figura 1. Relações de causa e efeito na cadeia láctea brasileira.

 

Figura 1

Fonte: MilkPoint Mercado

 

 

Esquematicamente,  funciona da seguinte maneira:

1. Começando pelo preço pago ao produtor e sua relação com os preços do milho e da soja, chegamos ao Receita Menos Custo da Ração, uma boa proxy da rentabilidade do produtor de leite;

2. Juntando ao RMCR variáveis como chuvas e taxa de câmbio, temos uma boa aproximação das variações da produção de leite;

3. Do outro lado, a relação (em dólares) entre os preços do leite no Brasil e no Mercosul vai indicar os volumes exportados ou importados;

4. Importações e Exportações, adicionados da produção local, vão indicar uma disponibilidade de leite que, dividida pela população, indica um volume per capita disponível;

5. Este volume per capita, combinado com as condições econômicas do país e, a partir delas, com a demanda final de leite, vão indicar as variações de preços dos lácteos ao consumidor final, pagos pelo varejo à indústria e também os valores praticados no mercado de leite fresco spot.

6. Por fim, todas estas variáveis influenciam o preço ao produtor e, então, o ciclo recomeça.

Além do desafio de entender as relações entre as variáveis da figura 1, prevê-las, sua interação e os preços de mercado resultantes são, geralmente, a principal demanda do setor e a maior dificuldade de quem analise o mercado.

Continua depois da publicidade

No Fórum MilkPoint Mercado On line, nos dias 27 e 28 de abril (já na próxima semana!!!) tentaremos esclarecer um pouco mais estas intrincadas relações de causa e efeito e, principalmente, o que o cenário de mercado futuro reserva para elas.

Participe você também desta discussão! Faça já sua inscrição no Fórum MilkPoint Mercado On Line e tenha acesso a este tema e outros que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021. Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!

Figura 2

 

*Fonte da foto do artigo: Freepik

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?