ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quem entende o mercado lácteo?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
5

O mercado de leite e seus preços ao longo da cadeia produtiva são resultados de uma série de relações de causa e efeito entre os diferentes elos, que podem estar aqui no nosso mercado ou até mesmo fora dele.

A figura 1 visa esquematizar, de forma bastante simplificada, as relações de causa e efeito entre as principais variáveis do mercado. Trata-se de uma rede muitas vezes intrincada e pouco compreendida, dependendo do momento do mercado, do agente que o analisa e de quanto o bolso dele é afetado por este “momento do mercado”.

Figura 1. Relações de causa e efeito na cadeia láctea brasileira.

 

Fonte: MilkPoint Mercado

 

 

Esquematicamente,  funciona da seguinte maneira:

1. Começando pelo preço pago ao produtor e sua relação com os preços do milho e da soja, chegamos ao Receita Menos Custo da Ração, uma boa proxy da rentabilidade do produtor de leite;

2. Juntando ao RMCR variáveis como chuvas e taxa de câmbio, temos uma boa aproximação das variações da produção de leite;

3. Do outro lado, a relação (em dólares) entre os preços do leite no Brasil e no Mercosul vai indicar os volumes exportados ou importados;

4. Importações e Exportações, adicionados da produção local, vão indicar uma disponibilidade de leite que, dividida pela população, indica um volume per capita disponível;

5. Este volume per capita, combinado com as condições econômicas do país e, a partir delas, com a demanda final de leite, vão indicar as variações de preços dos lácteos ao consumidor final, pagos pelo varejo à indústria e também os valores praticados no mercado de leite fresco spot.

6. Por fim, todas estas variáveis influenciam o preço ao produtor e, então, o ciclo recomeça.

Além do desafio de entender as relações entre as variáveis da figura 1, prevê-las, sua interação e os preços de mercado resultantes são, geralmente, a principal demanda do setor e a maior dificuldade de quem analise o mercado.

No Fórum MilkPoint Mercado On line, nos dias 27 e 28 de abril (já na próxima semana!!!) tentaremos esclarecer um pouco mais estas intrincadas relações de causa e efeito e, principalmente, o que o cenário de mercado futuro reserva para elas.

Participe você também desta discussão! Faça já sua inscrição no Fórum MilkPoint Mercado On Line e tenha acesso a este tema e outros que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021. Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!

 

*Fonte da foto do artigo: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures