Projeto da USP reutiliza caixas de leite para revestir telhados e amenizar temperatura

Projeto de estudantes da USP São Carlos reutiliza caixas de leite para revestir telhados e amenizar calor. Saiba mais sobre a iniciativa e os resultados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Alunos da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos (SP) concorrem ao prêmio internacional de sustentabilidade após desenvolverem um projeto que reutiliza caixas de leite para revestir o teto e amenizar o calor em casas da comunidade Capão das Antas no município.

O concurso intitulado como Race for Climate Action, que desafia estudantes do mundo todo a promoverem melhorias sustentáveis e inovadoras dentro e fora da universidade, contou com a inscrição de 174 projetos, sendo que apenas 12 foram selecionados para as fases finais.

Assim, os alunos de engenharia da USP permanecem na disputa, agora pelo top 5, que selecionará os cinco melhores projetos, beneficiando o grande vencedor com o prêmio de 30 mil dólares.

Sobre o projeto domus

O projeto - que recebe o nome de domus, palavra proveniente do latim e que na tradução significa casa - é desenvolvido pela Enactus da USP São Carlos e foi inspirado em uma técnica amplamente utilizada no Rio Grande do Sul, onde as caixas de leite são acopladas ao teto das casas para impedir a passagem do vento e da friagem, assim mantendo a temperatura interna do ambiente mais confortável.

Figura 1

As caixas são utilizadas como isolantes térmicos e servem tanto para ambientes frios, quanto quentes — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Os estudantes adaptaram a ideia para situações de aquecimento em excesso, utilizando as caixas para isolar a temperatura e diminuir a sensação térmica dentro das casas.

Continua depois da publicidade

A comunidade Capão das Antas, em São Carlos, foi escolhida em razão de as construções serem feitas com telhas de fibra ou cimento, antigamente conhecidas como telhas de amianto, que absorvem muito calor e elevam a temperatura ambiente dentro das residências.

Os alunos verificaram que os telhados tiveram uma redução de 20 graus na temperatura após o isolamento térmico a partir das caixas de leite.

Figura 2

Alunos da USP São Carlos desenvolvem teto que isola a temperatura a partir de caixas de leite recicladas — Foto: Nilson Porcel/EPTV

O objetivo do projeto domus é contribuir para o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente, além de proporcionar uma qualidade de vida melhor aos moradores desta comunidade.

Continua depois da publicidade

“Eu vejo que é uma forma da gente retribuir à sociedade tudo aquilo que ela acrescentou em nossa formação. Já do ponto de vista do aprendizado do aluno, eu vejo que é uma possibilidade de formar jovens que tenham um olhar diferenciado sobre os problemas sociais e ambientais”, contou o professor de engenharia civil da USP São Carlos, Evaldo Luiz Gaeta Espíndola.

O projeto da Enactus está recebendo doações de caixas de leite limpas para a confecção dos revestimentos. Para contribuir, os interessados devem levar as embalagens até o ponto de coleta, localizado na entrada do shopping Passeio São Carlos.

Figura 3

Instruções de como manusear as embalagens que serão destinadas à doação — Foto: Divulgação/USP

Os integrantes também estão incentivando outros alunos da USP a participarem da iniciativa. Os estudantes interessados podem acessar a página do Facebook do projeto domus para obter mais informações.

As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Figura 4

*Fonte da foto do artigo: Freepik 

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?