ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto da USP reutiliza caixas de leite para revestir telhados e amenizar temperatura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

Alunos da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos (SP) concorrem ao prêmio internacional de sustentabilidade após desenvolverem um projeto que reutiliza caixas de leite para revestir o teto e amenizar o calor em casas da comunidade Capão das Antas no município.

O concurso intitulado como Race for Climate Action, que desafia estudantes do mundo todo a promoverem melhorias sustentáveis e inovadoras dentro e fora da universidade, contou com a inscrição de 174 projetos, sendo que apenas 12 foram selecionados para as fases finais.

Assim, os alunos de engenharia da USP permanecem na disputa, agora pelo top 5, que selecionará os cinco melhores projetos, beneficiando o grande vencedor com o prêmio de 30 mil dólares.

Sobre o projeto domus

O projeto - que recebe o nome de domus, palavra proveniente do latim e que na tradução significa casa - é desenvolvido pela Enactus da USP São Carlos e foi inspirado em uma técnica amplamente utilizada no Rio Grande do Sul, onde as caixas de leite são acopladas ao teto das casas para impedir a passagem do vento e da friagem, assim mantendo a temperatura interna do ambiente mais confortável.

As caixas são utilizadas como isolantes térmicos e servem tanto para ambientes frios, quanto quentes — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Os estudantes adaptaram a ideia para situações de aquecimento em excesso, utilizando as caixas para isolar a temperatura e diminuir a sensação térmica dentro das casas.

A comunidade Capão das Antas, em São Carlos, foi escolhida em razão de as construções serem feitas com telhas de fibra ou cimento, antigamente conhecidas como telhas de amianto, que absorvem muito calor e elevam a temperatura ambiente dentro das residências.

Os alunos verificaram que os telhados tiveram uma redução de 20 graus na temperatura após o isolamento térmico a partir das caixas de leite.

Alunos da USP São Carlos desenvolvem teto que isola a temperatura a partir de caixas de leite recicladas — Foto: Nilson Porcel/EPTV

O objetivo do projeto domus é contribuir para o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente, além de proporcionar uma qualidade de vida melhor aos moradores desta comunidade.

“Eu vejo que é uma forma da gente retribuir à sociedade tudo aquilo que ela acrescentou em nossa formação. Já do ponto de vista do aprendizado do aluno, eu vejo que é uma possibilidade de formar jovens que tenham um olhar diferenciado sobre os problemas sociais e ambientais”, contou o professor de engenharia civil da USP São Carlos, Evaldo Luiz Gaeta Espíndola.

O projeto da Enactus está recebendo doações de caixas de leite limpas para a confecção dos revestimentos. Para contribuir, os interessados devem levar as embalagens até o ponto de coleta, localizado na entrada do shopping Passeio São Carlos.

Instruções de como manusear as embalagens que serão destinadas à doação — Foto: Divulgação/USP

Os integrantes também estão incentivando outros alunos da USP a participarem da iniciativa. Os estudantes interessados podem acessar a página do Facebook do projeto domus para obter mais informações.

As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

*Fonte da foto do artigo: Freepik 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures