Produtos lácteos australianos ganham mercado no sudeste da Ásia
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 4 minutos de leitura
A Alaska Milk Corporation é uma organização 100% filipina que produz lácteos. Segundo o representante da organização, David Grimmond, a companhia é líder no mercado de leite fluido nas Filipinas, principalmente na produção de produtos de longo prazo de validade.
"Como existem 7 mil ilhas aqui, a distribuição é um problema e, desta forma, os produtos longa vida são melhores do que os tradicionais refrigerados. Nós estamos trabalhando aqui há 30 anos e, durante este tempo trabalhamos para construir uma marca estável e bem conhecida".
Grimmond disse que o consumo de produtos lácteos nos países da Ásia, como Tailândia, Vietnã e China, está aumentando dramaticamente. Ele disse que o principal ingrediente da companhia é o leite em pó desnatado e algumas gorduras lácteas desidratadas, originadas da Austrália e, algumas vezes, da Nova Zelândia.
"Nosso principal produto é o leite fluido enlatado que representa provavelmente 50% de nossa produção, sendo que outros 40% são representados por nossos leites em pó e, então, os produtos UHT, que incluem os leites longa vida frescos".
Uma grande porcentagem disso é composta pelo que os australianos conhecem como leite reconstituído. "Nós usamos leite em pó desnatado e o combinamos com óleo de coco para fazer um leite integral, ao invés de usarmos gordura do leite em nossos produtos. O mercado é muito estável e, nas novas linhas, o leite UHT está crescendo".
A Ásia está vivendo uma revolução no varejo, direcionada tanto pela refrigeração, como pela maior renda disponível e pela mudança no gosto dos consumidores. "Desta forma, esta é uma oportunidade real para os produtores de leite da Austrália e da Nova Zelândia devido à proximidade de nossos mercados. Existem algumas vantagens competitivas de ambos os países, particularmente da Austrália. Uma é provavelmente o fato de que a qualidade é uma das melhores do mundo; o fornecimento é provavelmente outra boa vantagem, já que estamos a apenas duas semanas da oferta, não tendo que fazer grandes estoques. Outra vantagem é a comercialização direta, de forma que não temos que fazer o comércio através de intermediários podendo negociar diretamente com o produtor australiano".
Indonésia
Nas montanhas de Malang, em East Java, um consórcio Austrália-Indonésia (AustAsia) está apresentando aos consumidores asiáticos uma experiência diferente no setor leiteiro. Trata-se de uma operação verticalmente integrada, que ostenta um rebanho de 2,5 mil cabeças de gado leiteiro, além de um sistema de ordenha moderno, e uma planta de processamento e empacotamento de produtos.
Por trás deste projeto leiteiro está um consórcio que é o maior produtor de frangos, bem como o maior importador de bovinos de corte vivos da Austrália, de forma que os bovinos leiteiros foram somente uma progressão lógica.
"Eu acho que parte da mudança no mercado é devida à indústria varejista. Muitos consumidores indonésios agora têm refrigeração e eu acho que se isso continuar crescendo, nós veremos o contínuo crescimento no mercado e a aceitação de todos estes produtos, como leite fresco, fará parte da vida da maior parte dos consumidores da Indonésia", disse o representante da AustAsia, Edgar Collins.
O consórcio lácteo foi feito no meio de um extinto vulcão do leste de Java em condições climáticas similares à de Atherton Tablelands, em North Queensland (Austrália).
De acordo com a administradora Tina McPherson, os animais se adaptaram bem considerando a mudança ambiental. "O clima aqui na montanha é muito fresco, é um clima fácil de viver, não sendo muito quente e não fica muito frio. Sendo assim, eles se adaptaram muito bem".
As condições temperadas significam que os bovinos podem ser trazidos de todas as regiões da Austrália.
Quase 200 pessoas trabalham no consórcio leiteiro e na fábrica de processamento. O rebanho produz cerca de 30 toneladas de leite por dia. Collins disse que um grande diferencial da operação é que todo o leite é processado no local de produção.
"Eu acho que, à medida que as pessoas se tornam mais educadas, elas reconhecem que o leite é um componente que dá uma base nutricional muito boa para crianças e eu acho também que aqui, na Indonésia, um dos 10 produtos que o governo considera estratégicos é o leite, o que é promovido pelo governo", disse ele.
"Acho que o mais importante para nós é termos um produto de qualidade no mercado e ver os indonésios e os asiáticos em geral apreciando produtos de qualidade", disse Collins. "Estes mercados, as oportunidades que existem aqui não existem na Austrália e em outros países ocidentais do mundo".
Em 06/04/04 - 1 Dólar Australiano = US$ 0,75370
1,32679 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Australian Broadcasting Corporation (por Peter Lewis), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.