Produtos da Parmalat perdem mercado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A participação de mercado da Parmalat no Brasil não resistiu intacta a cinco meses de escândalos financeiros, pedido de concordata e uma polêmica intervenção judicial. Os principais beneficiados da derrocada foram Nestlé, Unilever e diversas marcas pequenas de leite longa vida.

De dezembro de 2002 a janeiro de 2003, a Parmalat possuía 14,4% do mercado de longa vida, segundo dados obtidos. Entre novembro e dezembro de 2003 a participação caiu para 10,5%. O market share da multinacional italiana já vinha em queda no Brasil devido à política da empresa, adotada desde o ano retrasado, de reduzir a produção para aumentar a rentabilidade, depois de seguidos prejuízos.

Após o estouro da crise, o percentual desabou em dezembro e janeiro para 8,7%, segundo a AC Nielsen, que divulga seus levantamentos apenas para executivos de companhias.

Os consumidores migraram principalmente para "outras marcas", item do levantamento que agrega marcas menores, que juntas possuem hoje 37,1% do mercado de longa vida. Entre outubro e novembro de 2003 essas marcas tinham 36,1% do mercado.

Em leite condensado, a marca mais afetada foi a Parmalat: em dezembro a participação era de 7%, fatia que caiu para 4% em fevereiro. A marca Glória, também da Parmalat, recuou de 8% para 7% no mesmo período. A Glória teve um tombo maior, no mesmo período, em leite em pó: passou de 8% para 5%.

Quem ganhou foi a Nestlé, que no mesmo período subiu de 52% para 54% com o tradicional leite condensado Moça e de 47% para 48,5% com o leite em pó.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Maeli Prado), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?