Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Produtores potiguares de leite e derivados buscam referências no mercado paulista

O grupo participará de uma missão com o Sebrae-RN em busca de novas tecnologias para gestão da propriedade e conhecimentos para o aproveitamento do leite. Leia

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 04/08/2023 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Dez produtores de leite e derivados integrantes do Empreleite, um núcleo empresarial do Empreender, miram em empreendimentos que são referência em São Paulo para a troca de tecnologias e informação para produção de leites e derivados com valor agregado.

O grupo vai participar de uma missão empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte em busca de novas tecnologias para gestão da propriedade e conhecimentos para melhorar o aproveitamento do leite. Além da produção de queijos artesanais inovadores com base em modelos do mercado de São Paulo.

A missão está dentro das ações do programa AgroNordeste e inicia na próxima segunda-feira (07/08) com uma série de visitas a estabelecimentos, propriedades e queijarias que podem contribuir com novos métodos e processos para diversificação e melhorias da fabricação dos queijos artesanais potiguares.

A iniciativa faz parte de uma estratégia do Sebrae-RN para ampliar mercado para os integrantes do Núcleo de Empreendedores do Leite no RN por meio da atuação do AgroNordeste, que busca, entre outras metas, apoiar e estimular a formação de núcleos empresariais.

“A missão parte dessa estratégia de organizar grupos de produtores para que, de fato, consigam acessar resultados de forma coletiva. Esse intercâmbio é importante justamente nesse sentido, proporcionando o compartilhamento de experiências, de tecnologias e de manejo da propriedade”, explica o gestor estadual do AgroNordeste no Sebrae-RN, Elton Alves.

Continua depois da publicidade Agroceres

Um dos focos dessa troca é a aprendizagem sobre a manipulação e produção de queijos artesanais com o leite cru. “O queijo artesanal de leite cru, sem aditivos e nenhuma interferência química, pode chegar a um padrão de qualidade elevado. Durante a missão, os participantes terão a oportunidade de compreender como isso ocorre”, diz o gestor, adiantando que a ênfase não será somente nos produtos.

A ideia é que os produtores aprendam mais sobre o manejo como um todo da propriedade para um bom desempenho empresarial e aumento da competitividade.

Os produtores Marinho Neto (Fazenda Caju), Vitor Rezende (Dona Branca Artesanais), Rassio Lima (Fazenda Lima), Luis Diógenes (Fazenda Lagoa das Cacimbas), Yolando Cocentina (fazenda Cachoeirinha), Astério Araújo (Fazenda Jacobina), Ricardo Pessoa (Fazenda Quintos), Jairo Rodrigues (Fazenda Melodia), Filipe Floquet (Queijeira JF) e Maciel Dalisson (Fazenda Boa Esperança) terão a oportunidade de acompanhar de perto, nessa imersão, como é possível gerar um leite de qualidade ou mesmo conquistar uma certificação da propriedade e do rebanho.

“É uma oportunidade ímpar de conhecer um grande mercado como São Paulo, e abrir novos canais de vendas e parcerias com bons compradores. E ainda um passo importante para a valorização dos queijos que produzimos no estado, como os queijos de coalho e de manteiga, em outras regiões”, argumenta Elton Alves.

Programa da missão

Os produtores começarão a agenda com uma visita à “Galeria do Queijo”, a maior loja de queijos da capital paulista. Localizada em São Paulo, a loja apresenta uma ampla variedade de queijos artesanais brasileiros, cuidadosamente selecionados pelo renomado queijista Falco Bonfadini. O estabelecimento se destaca por fomentar a cultura do produto tradicional e também por oferecer novos sabores de queijos com identidade única.

Após a visita à “Galeria do Queijo”, o grupo seguirá para o Mercado Municipal de Pinheiros, onde os integrantes poderão explorar e conhecer a diversidade de produtos locais e regionais disponíveis no mercado. No dia seguinte, o grupo terá uma programação diversificada, começando pela visita à Cabanha Mulekinha, localizada em Ibiúna/SP. Trata-se de uma propriedade rural especializada na produção de leite de vacas da raça Jersey e na fabricação de queijos frescos maturados e defumados.

Em seguida, o grupo visitará a Queijeira Pé do Morro, situada em uma pequena propriedade rural em Cabreúva, no alto da Serra do Japi. O projeto tem como princípio a produção orgânica e natural de queijos, vinhos e azeites, aproveitando ao máximo o que o solo, o tempo e a natureza local têm a oferecer. Os produtos têm uma identidade própria, respeitando as condições locais e naturais da Serra do Japi, além de valorizar o desenvolvimento sustentável e positivo para a comunidade.

Na quarta-feira (09/08), a agenda dos produtores norte-rio-grandenses reserva duas visitas importantes. Primeiro, eles irão à Fazenda Atalaia, localizada em Amparo/SP. A fazenda é amplamente reconhecida por produzir um tipo de queijo chamado “Queijo Tulha”, que foi premiado no World Cheese Awards em 2016. Essa visita permitirá aos produtores conhecerem mais sobre a produção desse queijo premiado e trocar experiências com os responsáveis pela propriedade.

A segunda visita do dia será à Nata da Serra-Orgânicos, uma propriedade rural localizada em Serra Negra/SP, com foco na produção de queijos artesanais de forma orgânica. Nesse local, os produtores do RN terão a oportunidade de conhecer os métodos sustentáveis empregados na produção dos queijos e entender como a propriedade mantém seu compromisso com a preservação ambiental e a qualidade dos produtos.

As informações são do Sebrae, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

18/09/2026

O oásis do leite no deserto: como a fazenda Al Safi produz 170 mihões de litros/ano

23/09/2026

Lactalis: Itambé prepara lançamento de doce de leite zero açúcar e zero lactose

18/09/2026

Paraná: Francisco Beltrão está realizando o maior abate preventivo de gado da sua história

18/09/2026

Hello Kitty pode ser a próxima aposta do Burger King em coleção de brinquedos

19/09/2026

Clima: seca no Brasil já acende alerta com avanço do El Niño; veja áreas afetadas

22/09/2026

PR: Fábrica da Sooro Renner em Francisco Beltrão vai processar 5 milhões de litros de soro por dia

BI
Diamond V

Destaques de hoje

Análise quinzenal: GDT e spot recuam enquanto derivados seguem em relativa estabilidade
Panorama de Mercado

Análise quinzenal: GDT e spot recuam enquanto derivados seguem em relativa estabilidade

De volta para o futuro: um produtor de leite dos anos 80 reconheceria a atividade hoje?
Giro de Notícias

De volta para o futuro: um produtor de leite dos anos 80 reconheceria a atividade hoje?

Streptococcus uberis: será que o maior risco de mastite está mesmo durante a lactação?
Produção de leite

Streptococcus uberis: será que o maior risco de mastite está mesmo durante a lactação?

Cimed lança picolé proteico Urso em parceria com a Los Los
Giro de Notícias

Cimed lança picolé proteico Urso em parceria com a Los Los

Quando a vaca estufa e morre: o que o timpanismo, a enterotoxemia e a silagem podem estar escondendo
Produção de leite

Quando a vaca estufa e morre: o que o timpanismo, a enterotoxemia e a silagem podem estar escondendo

Quando o parmesão vira snack: Scala e +Mu criam novo jeito de consumir queijo
Dairy Vision

Quando o parmesão vira snack: Scala e +Mu criam novo jeito de consumir queijo

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

4ª Expoleite - O Z da questão

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?