Produtores gaúchos definem estratégias para arrendar Parmalat

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

As cooperativas leiteiras do Rio Grande do Sul passaram a tarde de ontem debatendo formas de fortalecer o setor e alternativas jurídicas para arrendar a unidade da Parmalat em Carazinho.

No início da tarde, durante reunião com o secretário estadual do Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo, Vulmar Leite, as cooperativas reafirmaram a necessidade de organização para absorver a produção da unidade gaúcha. Participaram do encontro representantes da Coorlac, da Santa Clara, da Piá, da Cosulati, da Cosuel e da Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), que abrange 19 cooperativas produtoras. "Além de avaliar qual é a real situação da fábrica da Parmalat, essas empresas querem consolidar um projeto para aumentar a competitividade do segmento", explica Leite.

Segundo o secretário, os representantes das cooperativas manifestaram a intenção de unificar as discussões a respeito das questões que envolvem a multinacional italiana. "Vamos propor à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que as ações sejam realizadas sempre de forma articulada entre os interessados".

Em outra reunião, os representantes das cooperativas, participantes da Proposta de Reestruturação do Setor Leiteiro no RS, definiram que até semana que vem concluirão alternativa jurídica. "Seja de central de cooperativa, sociedade de capital ou contrato de parceria entre as cooperativas para arrendamento", adiantou o delegado do MDA/RS, Jéferson Miola, acrescentando que pedirão junto ao interventor da multinacional no Brasil análise da situação econômico-financeira da planta gaúcha e audiência com o juiz e interventor a fim de apresentar a proposta de arrendamento no RS.

Em Chapada, grupo de agricultores formaram comissão para negociar com a Parmalat Carazinho valores referentes aos 28 dias de janeiro não pagos. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Paulo Feltes, o grupo vai tentar encontro com a direção da empresa na próxima semana.

Fonte: Jornal do Comércio/RS e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Tadatoshi Hiroki
PAULO TADATOSHI HIROKI

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/02/2004

Considero uma oportunidade impar para que os produtores de leite assumam o papel que lhes é devido na cadeia, o de participar de forma organizada na comercialização. Acho que o fortalecimento do cooperativismo fundamental para o desenvolvimento dos produtores. Se houver qualquer tipo de ajuda por parte do governo, esta deverá estar condicionada e destinada aos produtores não a empresas que sangram o nosso país.

Paulo Tadatoshi Hiroki
Médico Veterinário
Qual a sua dúvida hoje?