Produtores de leite dos EUA param de enviar leite à Parmalat após atraso no pagamento

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Alguns produtores de leite dos Estados Unidos encontraram outra companhia para vender seu leite depois do atraso de oito dias no pagamento pela Parmalat Dairy USA, subsidiária norte-americana da multinacional italiana envolvida em um escândalo, Parmalat Finanziaria.

Um número crescente de aproximadamente 600 produtores de leite da Pensilvânia que enviavam leite às plantas da Parmalat de New York City e Wallington (Nova Jersey) começaram a vender sua matéria-prima para outras companhias do setor.

Um porta-voz da companhia disse na quinta-feira que os atrasos nos pagamentos aos produtores de Pensilvânia, Nova York e Nova Jersey nas duas últimas semanas estão relacionados com a transferência de fundos através do mercado bancário internacional.

Uma organização de produtores para a comercializacao de leite de Syracuse, Nova York, que vende 40% do leite cru do nordeste do país, passou a exigir pagamentos adiantados da Parmalat na segunda-feira. "Temos que nos certificar de que estamos protegendo nossos negócios", disse a porta-voz do Dairy Marketing Services, Monica Coleman.

A organização Pennsylvania Marketing Board, que regulamenta as vendas de leite, recebeu inúmeros telefonemas de produtores reclamando que seus pagamentos não chegaram no dia certo, que era 20 de janeiro. O chefe de conselho da instituição, Doug Eberly, disse que os pagamentos foram finalmente feitos, mas disse que a companhia também atrasou os pagamentos que deveriam ser feitos no domingo.

A Parmalat enviou cerca de US$ 4,3 milhões para o Milk Marketing Board que garantem pagamentos para cerca de duas semanas aos fornecedores, disse Eberly. A próxima série de pagamentos deverá ocorrer em 17 de fevereiro. Enquanto isso, a agência estatal mandou um auditor adicional à planta de Wallington para monitorar suas finanças.

Os produtores de Nova York também receberam os pagamentos atrasados na semana passada, mas a Parmalat tem, desde então, pago suas dívidas neste Estado, segundo informado pela porta-voz do Departamento de Agricultura e Mercados do Estado, Jéssica Chittenden. Ela disse que foram registrados alguns produtores que não estão mais vendendo leite à Parmalat, devido ao atraso nos pagamentos, mas não especificou os números.

A Parmalat tem 1300 funcionários nos Estados Unidos e 36 mil no mundo todo. Além das cidades de Wallington e New York City, a empresa também tem plantas em Grand Rapids (Michigan), Decatur (Illinois) e Atlanta.

Fonte: Detroit Free Press Inc.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?