Produtores de leite da Argentina continuam cautelosos, apesar da melhoria no setor

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor leiteiro "voltou a ser um negócio" após vários anos de queda na produção e de fechamento de propriedades e, apesar de os preços estarem se mantendo estáveis, os novos investimentos "não são suficientes", advertiu a Associação Argentina de Consórcios Regionais de Experimentação Agrícola (AACREA).

Segundo a AACREA, apesar das previsões de aumento no consumo de lácteos em 6% neste ano, "muitos produtores não estão animados em desenvolver novos projetos". A entidade lembrou que o ano de 2003 terminou com uma queda na produção de leite de 9,3% com relação a 2002, mas, para este ano, a expectativa é de uma melhora de 5%, como conseqüência dos melhores preços.

Neste contexto, Buenos Aires "é a única província que tem perspectivas de aumentar de forma substancial o volume de leite produzido", informou o coordenador de Política Leiteira da província de Buenos Aires, Marcos Snyder. "Calcula-se que para cada ponto de crescimento do PIB, o consumo de alimentos aumenta em 1,25%. Daí se deduz que o consumo de leite poderia aumentar em aproximadamente 6%, com o qual estaria acima do aumento da produção".

Quanto ao ânimo dos produtores para investir, o coordenador da Comissão de Leiteria da AACREA, Atilio Magnasco, explicou que de forma geral, predomina uma situação cautelosa. "Basicamente aproveita-se esta situação de preços razoáveis para fazer investimentos postergados nos últimos anos, como renovar tratores e maquinaria de trabalho. Mas, em geral, não há novos investimentos, nem vemos muitos produtores interessados em abrir novas propriedades leiteiras", disse ele.

"Os empresários não estão dispostos a arriscar mais recursos enquanto não virem regras claras no setor. Percebe-se que hoje muitos produtores têm recursos, mas não estão muito convencidos de voltar a colocar estes recursos na propriedade leiteira e estão na dúvida sobre até onde direcionar o crescimento", disse Magnasco.

Santa Fé maior produtor do país

Segundo um informe do Departamento de Leiteria do Ministério da Produção de Santa Fé, esta Província é a principal produtora de leite da Argentina, participando atualmente com 30,82% da produção total do país. Esta produção se concentra em 5,127 mil propriedades leiteiras localizadas em todo o território, segundo dados recolhidos durante a inspeção das fábricas de lácteos.

Fonte: El Diário e Agrodiario.com, publicado em Infortambo, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?