Produtores da Região Sul querem integrar cooperativas leiteiras
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Vamos desenvolver ações internas, que envolvem questões pontuais, e externas, em conjunto com entidades representativas", explica o presidente da Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), Caio Vianna.
De acordo com dados do Censo do Cooperativismo de Leite, realizado pela OCB e CBCL, as cooperativas perderam participação na produção nacional nos últimos anos, passando de 60% para 40% da captação total de leite no Brasil. No Rio Grande do Sul, a produção oriunda dos associados chega a 75% do total. Entretanto, essas empresas industrializam apenas 25% do leite gaúcho.
Segundo o presidente da CCGL, o estado conta com 48 cooperativas de laticínios atualmente. Toda a região Sul detém 27,5% das cooperativas leiteiras do País. O Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição na produção nacional de leite, ficando atrás de Minas Gerais e Goiás. Com inspeção federal, são 61.945 produtores gaúchos. As principais bacias estão nas regiões da Grande Santa Rosa, no Planalto, no Vale do Taquari e na área de Pelotas.
No total, os gaúchos foram responsáveis pela produção de 2,3 bilhões de litros de leite em 2003. No Brasil, a produção é estimada em 22 bilhões de litros. A agricultura familiar produz 52% desse volume. Atualmente, cerca de 84% dos produtores de leite do Rio Grande do Sul obtêm menos de 50 litros do produto por dia. A fatia que produz entre 51 e 100 litros representa 9,7% dos trabalhadores. Apenas 0,4% dos produtores entregam acima de mil litros diários, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.