Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

ABLV espera recuperação da oferta no segundo semestre

A indústria de leite longa vida espera que a produção de leite cru nas fazendas cresça entre 5% e 8% neste segundo semestre do ano. Leia mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 12/09/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A indústria de leite longa vida espera que a produção de leite cru nas fazendas cresça entre 5% e 8% neste segundo semestre do ano, em relação aos 12,6 bilhões de litros do mesmo período de 2021.

Agentes da cadeia acreditam que o aumento de oferta da matéria-prima no campo deverá contribuir para a reversão da forte alta de preços de lácteos, que tem ajudado a pressionar a inflação no país nos últimos meses.

Depois de subir mais de 25% em julho, o leite longa vida recuou 1,78% em agosto, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O leite foi a principal influência para a desaceleração da inflação de alimentos no mês, embora, no ano, a alta acumulada do longa vida chegue a 74%.

“Se a captação de leite mantiver o ritmo de crescimento dos últimos três meses, o país poderá ‘recuperar’ o volume de 1 bilhão de litros que produziu a menos entre janeiro e junho”, disse Laércio Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV), que responde por 90% do mercado de leite UHT no país.

Continua depois da publicidade Agroceres

O dirigente está de olho no índice de captação dos laticínios elaborado mensalmente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ Esalq/USP). O indicador mudou de direção em maio, após uma sequência de quedas desde dezembro passado. Em julho, o dado mais recente, o indicador teve alta de 6,34% sobre o mês anterior.

Se concretizada a projeção da indústria para o segundo semestre, reitera Barbosa, o país chegará ao fim do ano com a mesma produção acumulada de 2021 — pouco mais que 25 bilhões de litros, de acordo com o IBGE.

Natália Grigol, pesquisadora do Cepea, explica que a alta de preços pagos ao produtor de leite nos últimos três meses contribuiu para que o pecuarista investisse mais na produção, elevando a oferta de leite. Além disso, a partir de meados do ano o clima fica mais favorável para os pastos e tem início a safra no Sul.

A alta dos valores pagos ao produtor e o recuo dos preços de insumos como o milho — o principal, usado na ração animal — melhoraram o poder de compra do pecuarista: se no primeiro trimestre do ano o produtor precisava de 45 litros de leite para comprar uma saca de 60 quilos de milho, a média entre julho e agosto baixou para 24,4 litros.

A maior oferta de leite cru no campo começa a trazer reflexos à cadeia, inclusive para as vendas dos laticínios aos canais de distribuição no atacado, ainda em meio a um consumo fragilizado por causa da perda de poder de compra da população.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

“Apesar da retomada gradual da renda familiar, com o aumento da população ocupada e entrada dos programas de auxílio governamentais, o consumo foi limitado pelos altos preços dos lácteos no varejo, que atingiram seu pico no início de julho e já recuaram cerca de 30% nos últimos 60 dias”, afirma Barbosa.

Segundo o Cepea, o leite UHT e a muçarela caíram mais de 10% no atacado paulista entre 15 de julho e 15 de agosto. “A tendência é de inversão da sequência de altas ao consumidor. Mas a queda pode ser menos intensa que a alta”, diz Natália.

A análise do Cepea chega até o atacado e, portanto, não monitora o comportamento do varejo, que pode ou não demorar a refletir baixas. O recuo de preços tende a ocorrer mais rapidamente em produtos como o leite UHT, e tardar mais em itens de maior valor agregado, adquiridos por consumidores com maior poder aquisitivo, afirma ela.

Para Natália, a volatilidade no campo preocupa a longo prazo. “O patamar de preços de insumos ainda é alto. A maior oferta de leite, seguida de baixa de preços pagos ao produtor, cria uma dinâmica que pode desestimulá-lo”.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MIlkPoint. 

 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?