A FrieslandCampina — Cooperativa Multinacional Holandesa de laticínios — disse que seus caminhões de leite estão se tornando cada vez mais sustentáveis. A Cooperativa relatou que na última década, as emissões de monóxido de carbono (CO) por quilômetro de transporte entre fazendas e locais de produção caíram 18,1% por tonelada de produto. No entanto, devido ao aumento da oferta de leite, mais quilômetros foram percorridos no total, de forma que as emissões absolutas diminuíram 3,3% por tonelada de produto.
Outras iniciativas incluem o bombeamento elétrico ao carregar o leite na fazenda, recorrendo à eletricidade verde gerada pelos produtores de leite membros e células solares nos caminhões de leite. A cooperativa pontuou que atualmente apenas a infraestrutura na região de Groningen (Holanda) permite o uso de caminhões de leite a hidrogênio, mas as possibilidades de expansão para outras partes dos países estão ativamente sob investigação.
Hans Wieleman, gerente de logística de leite da FrieslandCampina, disse: “continuamos nos desafiando e nos aprimorando passo a passo. Há mais de cinco anos, a FrieslandCampina começou a usar gás natural liquefeito (GNL) como combustível mais limpo para os caminhões de leite e — com sucesso — estimulamos postos de abastecimento em toda a Holanda para fornecer esse tipo de combustível. Agora tentamos fazer o mesmo com o hidrogênio em estreita cooperação com o produtor Hyzon e a transportadora Transport Groep Noord. O transporte é e continuará sendo importante para aumentar ainda mais a sustentabilidade na FrieslandCampina. Queremos minimizar o impacto ambiental dos nossos caminhões de leite em conjunto com as partes envolvidas.”
No programa de sustentabilidade 'Nutrindo um planeta melhor', a FrieslandCampina estabelece metas, incluindo a produção neutra de CO no ano de 2050. Como uma etapa intermediária, a empresa de laticínios quer reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de um terço no ano de 2030 em comparação com seu ano de referência de 2015.
O veículo, um HyMax 450 Puller construído em um chassi de caminhão DAF Classe 8, deve ter um alcance de 520 quilômetros com potência do motor de até 550 quilowatts. Hyzon disse que os caminhões movidos a hidrogênio podem transportar de 2 a 5 toneladas a mais do que os caminhões elétricos a bateria, devido ao menor peso dos sistemas de combustível de hidrogênio. Além disso, Hyzon disse que sua densidade de energia de célula de combustível leva a vantagens sobre os concorrentes elétricos de célula de combustível e bateria.
"O compromisso da FrieslandCampina em descarbonizar suas operações pode servir como um modelo para a transição do transporte comercial para veículos movidos a hidrogênio", disse o CEO da Hyzon, Craig Knight. "
Seus sucessos existentes demonstram que a redução das emissões é possível a curto prazo. Caminhões de células-powered combustível de hidrogênio da Implantação Hyzon para uma empresa global como FrieslandCampina fornece outro exemplo tangível de que as empresas podem ter um impacto real na redução das emissões de frotas no momento."
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.