Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Fazenda pioneira na criação de búfalos investe na produção de leite

Pioneira na criação de búfalos, a Fazenda Capinzal é a maior produtora de leite de búfala do Vale do Ribeira, em São Paulo, com cerca de 650 mil litros por ano.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 25/09/2023 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A Fazenda Capinzal é a maior produtora de leite de búfala do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, com cerca de 650 mil litros por ano. Saudável, leve e nutritivo, o leite de búfala tem propriedades que estão conquistando cada vez mais o consumidor. O sabor, aroma e textura inigualáveis do leite dão origem a produtos que vão desde queijos artesanais até o doce de leite de búfala.

O Vale do Ribeira tem a maior população de búfalos do estado de São Paulo, que chega a 50.669 animais. Na região, Barra do Turvo é a cidade com o maior número de cabeças, são cerca de 15 mil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 524 propriedades têm criação da espécie no Vale.

A Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 e é considerada a pioneira na produção da espécie no Brasil. Na época, o foco era voltado ao abate do animal para a venda da carne.

Continua depois da publicidade Agroceres

Em 1997, o cunhado de Fabrício Jader comprou a propriedade e incorporou a produção de leite de búfalas. A ordenha era feita de forma manual, um processo mais trabalhoso e demorado.

“Nós estávamos batendo uma quantidade animadora. E era tudo na mão. Nós precisávamos de três currais, naquela época, e em cada curral dois retireiros. Isso dificultava muito”, explica Jader, que passou a fazer gestão da fazenda após a morte do cunhado.

Em meados de 2005, a fazenda adotou a ordenha mecânica. O trabalho começa bem cedo, por volta das 5h. As 300 búfalas são retiradas do pasto e levadas para os currais. Elas entram nas baias, que comportam até oito animais de cada lado. As teteiras são colocadas nas búfalas e sugam o leite.

“Nós pegamos um projeto, baseado em leite comum, e fizemos a ordenha. No começo, sofremos bastante para domesticar, para acostumar essas vacas a entrar na ordenha. E, do nada, começou a dar uma repercussão muito boa”, conta Jader.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais, vendidos na loja da fazenda, e para o preparo de outros pratos, também oferecidos no restaurante. Entre as delícias estão o doce de leite de búfala, o cappuccino e o pão de queijo de búfala.

“A tradição é o queijo. Começamos a inventar outras coisas também e uma delas foi o doce de leite, que realmente á uma coisa fantástica. No restaurante, os clientes foram dando ideais para a gente. Fomos tentando colocar em prática. Uma delas foi o pão de queijo, que é muito bem aceito, muito gostoso e ele é feito do queijo de búfala”, fala Jader.

As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/08/2026

Girolando leva genética brasileira para a Guatemala

31/07/2026

RJ: vaca quebra recorde estadual ao produzir 100 kg de leite em duas ordenhas

05/08/2026

Fazenda no semiárido baiano aumenta produção de leite em seis vezes com manejo forrageiro

04/08/2026

Semiárido pode recuperar protagonismo na produção de leite com novo projeto da CNA e Embrapa

06/08/2026

Índia anuncia plano para expandir a pecuária de leite com melhoramento genético

06/08/2026

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite
Leite no Nordeste

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha
Giro de Notícias

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado
Giro de Notícias

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?
Produção de leite

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado
Giro de Notícias

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?