ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa testa sorvete como complemento alimentar para pacientes com câncer

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/08/2018

4 MIN DE LEITURA

2
4

Em 2018, o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre os tratamentos, o mais frequente para enfrentar esta doença é a quimioterapia. Apesar de necessária e eficaz, ela traz inúmeros efeitos colaterais, como queda de cabelo, perda de apetite, alteração do paladar, enjoos, vômitos, aftas, feridas na boca, entre outras alterações que acabam por reduzir a vontade de comer e, invariavelmente, comprometem o estado nutricional dos pacientes.

Estudos mostram que pacientes em quimioterapia têm preferência por frutas, suco de frutas e gelados, possivelmente devido aos efeitos antiemético (contra enjoos e vômitos) e anestésico desses alimentos sobre a mucosa bucal (aliviando aftas e mucosite), especialmente gelados. Assim, tem-se buscado alternativas alimentares que utilizam a crioterapia, que nada mais é do que o consumo de gelo ou alimentos gelados na conduta terapêutica. É uma prática de baixo custo, com alta eficácia, de fácil aplicabilidade clínica e que não oferece riscos ao paciente.

Dentro dessa perspectiva, em Florianópolis, no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma pesquisa está sendo realizada com o consumo de sorvetes produzidos especialmente para pacientes em tratamento de câncer.

"Minha vida mudou completamente"

Carolina Gilda Martins, 31 anos, é uma das pacientes. Há seis meses em atendimento no HU por conta de um linfoma, ela se considera privilegiada pois não sente os mesmos sintomas de outros pacientes que fazem a quimioterapia, como sangramentos orais, vômitos e fraqueza, talvez porque ao longo da vida tenha sempre se preocupado com a saúde. Por isso, ficou muito feliz em saber que existe um sorvete desenvolvido especialmente para pessoas em tratamento de doenças.

paciente oncológica - consumo de sorvete
Carolina Gilda Martins, 31 anos, paciente oncológica

Poder sentir o sabor do sorvete é mais um motivo para Carolina celebrar a vida. Ela é contadora e administradora de empresas e gosta muito de viajar. Além dos Estados Unidos, já conhece países da Europa e da América do Sul. Estava com tudo pronto para ir morar na Califórnia com o marido, quando, 15 dias antes da viagem, descobriu que estava com câncer linfático. “Minha vida mudou completamente", desabafa. Carolina trocou as viagens internacionais pelo ir e vir para o HU, onde fica internada na Clínica Médica II, uma das unidades onde os testes com o sorvete estão sendo realizados. Diariamente experimenta um, conforme orientações da nutricionista Aline Valmorbida, que acompanha a pesquisa.

Inovação

O complemento alimentar na forma de sorvete foi desenvolvido para auxiliar no atendimento às necessidades nutricionais dos pacientes em tratamento de quimioterapia. A pesquisa foi coordenada pela professora Francilene Kunradi Vieira, do Departamento de Nutrição da UFSC, e teve à frente a nutricionista Paloma Mannes, residente em Alta Complexidade do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU, e a nutricionista da unidade de oncohematologia Akemi Arenas Kami, que realizaram a introdução do complemento na dieta dos pacientes. A pesquisa contou ainda com o apoio da equipe de nutricionistas do hospital e da equipe de oncohematologia. A parceria com a empresa catarinense YPY Sorvetes Premium foi fundamental para o desenvolvimento do produto.

YPY Sorvetes Premium para pacientes com câncer

Para testar a aceitação do complemento alimentar por estes pacientes, a empresa desenvolveu, junto com a equipe de pesquisa da UFSC e HU, um produto que é fonte de proteína de alto valor biológico, fonte de fibra, livre de gordura trans, sem lactose e sem glúten, com alto valor calórico, apresentado em quatro sabores de sorvete: limão, morango e chocolate.

O complemento alimentar foi desenvolvido no ano passado e avaliado no período de setembro a dezembro de 2017, sendo consumido por provadores sem câncer e por pacientes em tratamento de quimioterapia. “Todos os sabores foram bem aceitos pelos dois grupos, com percentual de aceitação acima de 75%. Os resultados sugerem uma possibilidade terapêutica promissora a ser inserida na alimentação. Ou seja, a inclusão do sorvete na terapia pode ser abraçada”, explica Paloma. A pesquisa foi transformada em artigo científico e foi publicada em meados de agosto numa prestigiada publicação dos produtores de ciência: o Journal of Culinary Science & Technology.

Futuro

A pesquisa não para por aí. A ideia é levar esse complemento alimentar para todos os pacientes internados ou em tratamento domiciliar que tenham necessidades nutricionais que requeiram aumentar o valor calórico e proteico na dieta. Tem a vantagem por ser um alimento que faz parte do repertório alimentar das pessoas em todas as faixas etárias, é nutritivo e saudável, além de respeitar os hábitos alimentares dos indivíduos já tão fragilizados, tanto do ponto de vista biológico como emocional.

“Humanizar o atendimento nutricional é nossa grande meta. Acreditamos que este complemento poderá ser usado também por pacientes com outros tipos de câncer, com distúrbios neurológicos, pacientes pós-trauma bucomaxilo, entre outras situações como idosos que não têm vontade de se alimentar”, acredita a professora Francilene.

Para a YPY, fábrica de sorvetes premium de Florianópolis que vem inovando no segmento a partir da produção de sorvetes saudáveis, a parceria para desenvolver a pesquisa no HU foi um passo importante na história da empresa de pouco mais de cinco anos. “Como nem todos os pacientes com câncer em tratamento ficam no hospital, passando a maior parte do tempo em casa, estamos desenvolvendo estudos para viabilizar o fornecimento desse complemento alimentar em forma de sorvete para o público em geral”, antecipa a boa nova o empreendedor Marcelo Kuerten Baracuhy, diretor de desenvolvimento de produtos da YPY.


Francine, Paloma e Marcelo

Por enquanto, o Complemento Alimentar da YPY pode ser adquirido apenas junto à fábrica, que funciona em Florianópolis, no Km 11 da Rodovia SC 401, em Cacupé.

Para mais informações, entrar em contato pelo fone (48) 4104-1003, ou enviar e-mail para comercial@ypysorvetes.com.br.

As informações são da Assessoria de Imprensa da YPY. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DALNA CELIA SALVADOR LOURO

SCHROEDER - SANTA CATARINA

EM 01/02/2021

Bom dia, como faço pra conseguir esse produto , minha médica me falou sobre esse complemento alimentar Ypy mais moro em schroeder e não tem?
NELIO RAMOS

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/09/2018

Senhores, Excelente matéria da MilkPoint! Muito bem selecionada e extremamente util e atual! Temos uma enorme necessidade de "aliviar" o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, em sua luta diária contra esta doença! Aproveito também para parabenizar todos os profissionais da YPY, que tem se dedicado a este abençoado Projeto Industrial!
Muito obrigado por tornarem este mundo, um pouco melhor!
Sds, Nélio Ramos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures