Parmalat: Governo tem reunião hoje para definir medidas

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O pedido de concordata da Parmalat do Brasil levou o governo a convocar para hoje uma reunião interministerial, na Casa Civil, para avaliar as medidas que poderá adotar. Ontem à noite, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, analisava com sua consultoria jurídica todas as possibilidades de ação, inclusive a nomeação de um interventor na empresa.

Essa sugestão foi levada a Rodrigues por parlamentares da comissão especial da Câmara dos Deputados, que investiga o caso, e empresários do setor leiteiro. O ministro conversou sobre essa possibilidade com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Cássio Casseb.

Segundo um parlamentar, Meirelles e Casseb teriam desaconselhado a medida, para que não se crie "um precedente perigoso". Dirceu teria apoiado uma ação mais forte.

Ao sair da reunião com os deputados e representantes do setor produtivo, Rodrigues disse que o governo trabalha com o objetivo de garantir o trabalho dos produtores de leite e assegurar o abastecimento. "Vamos colocar na mesa todas as questões que afetam o produtor de leite por causa da crise da Parmalat e o que isso pode representar de redução da produção".

Além de Rodrigues, devem participar da reunião de hoje representantes dos ministérios da Fazenda e da Justiça, do Banco do Brasil, do Banco Central e da comissão especial da Câmara.

O ministro rebateu as críticas feitas à ação do governo pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em particular à falta de manifestações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O governo delegou a mim a função de negociação", afirmou. "Agora, com a concordata, nós estamos levando o assunto a um nível superior".

Na avaliação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, a crise envolve 20 mil produtores. Os representantes dos trabalhadores e de pequenos produtores que participaram da audiência pública foram unânimes em pedir a intervenção do governo federal na empresa e condenaram uma eventual compra da Parmalat pela Nestlé.

BNDES

O presidente do BNDES, Carlos Lessa, disse que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentará ao banco na próxima semana uma proposta para tentar resolver a crise no mercado de leite causada pelas dificuldades da Parmalat.

Lessa não disse quanto o BNDES tem disponível para ajudar o setor e já havia descartado uma ajuda à empresa. A idéia é auxiliar as cooperativas clientes da Parmalat. "Quem está monitorando o caso é o ministro da Agricultura. Estive com ele, que pediu uma audiência comigo na próxima semana para avançarmos numa solução".

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Cida Fontes e Sandra Hahn) e Folha de S.Paulo, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?