Para Alvim, intervenção na Parmalat dificulta solução para crise

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Câmara Setorial do Leite voltou a discutir a crise da Parmalat. A Confederação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande Sul (Contag-RS) alertou que a planta industrial da empresa em Carazinho (RS), uma das maiores da América Latina, só está captando 10% da sua capacidade operacional.

Alvim usa o exemplo para explicar que a situação preocupa muito, já que essas fábricas farão falta no momento em que houver aumento de produção. "Se esse leite foi distribuído entre outras indústrias que compram no mercado, já que estamos entrando num período de entressafra, sobretudo no Centro-Sul, com certeza elas farão falta quando a produção crescer e entrarmos na safra novamente, no final de ano", alertou.

Ele reafirmou que a intervenção judicial na Parmalat Brasil impede uma possível solução para a crise, pois emperra o "fatiamento" das plantas, o que permitiria a aquisição das unidades da empresa pelas cooperativas e que, enquanto os juízes querem sanear a Parmalat no Brasil, a própria matriz italiana já desistiu da filial. "O único país da América do Sul que a matriz quer preservar é a Venezuela. Isso está claro. Como uma empresa vai existir se a própria matriz não tem mais interesse nela?" questiona.

Na reunião, também foi criado um grupo temático para realizar um projeto de pecuária leiteira a longo prazo. O objetivo é aumentar a produção e as exportações do setor. A câmara setorial volta a se reunir dentro de 60 dias, quando o grupo temático deve apresentar a sua proposta inicial.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?