ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pandemia acelera avanço de soluções digitais no campo, mas há gargalos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A pendemia da Covid-19 está acelerando o avanço da adoção de soluções digitais no campo brasileiro e abrindo espaço para que essas soluções ganhem força também na área de crédito rural.

O assunto foi tema de discussão no evento virtual “Expert 2020”, promovido pela XP Investimentos. “Com a pandemia, a mudança tem sido quase forçada, mas deixará o país mais competitivo lá para frente”, afirmou Mariana Vasconcelos, cofundadora da Agrosmart, agtech com sede em Campinas (SP).

Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), lembrou que do “fundind” total da safra 2019/20, apenas 30% foi coberto com recursos do tradicional Plano Safra do governo. E que há enorme potencial para que fontes alternativas de crédito ganhem espaço, sobretudo no mercado dos médios produtores agropecuários.

Brito observou, porém, que um dos problemas enfrentados para a disseminação das ferramentas digitais é a conectividade, ainda um gargalo importante no Brasil. “Cerca de 50% do território nacional ainda não está conectado”, disse o dirigente. “Vamos ver o que vai acontecer com a chegada da tecnologia 5G”.

Segundo ele, as novas tecnologias de financiamento — além daqueles voltadas às atividades agropecuárias em si, que também estão ganhando espaço — podem ajudar a fortalecer algumas cadeias produtivas e permitir avanços de produções e exportações. Entre as cadeias que podem crescer, ele citou frutas e flores.

De acordo com Fernanda Mello, CEO da agtech DuAgro, de fato o desafio para melhorar o acesso dos pequenos e médios produtores às novas tecnologias ainda é grande. Na área de crédito, disse, o objetivo é tornar o processo de contratação tão natural como o de qualquer outra compra de insumo.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint