Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Os tempos estão mudando na indústria de lácteos mundial

As gerações mais jovens não podem ser tidas como garantidas, supondo que sempre consumirão produtos lácteos como seus antepassados consumiam. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 01/08/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

A sociedade está mudando. À medida que a geração baby boomer envelhece e lentamente deixa este mundo, uma nova força de consumidores está surgindo e desafiando a forma como a indústria de laticínios faz negócios.

Durante décadas, os baby boomers – os nascidos entre 1955-1964 – foram os principais clientes dos produtos lácteos. Eles cresceram bebendo leite em todas as refeições e desfrutavam de uma variedade de laticínios. Essa geração era conhecida por sua lealdade e preferência por marcas e eram criaturas de hábitos. Ainda existem 73 milhões de baby boomers, mas essa geração está desaparecendo lentamente e forçará as empresas de laticínios a enfrentar novas realidades de consumo.

A nova onda de consumidores é a Geração X (nascidos entre 1965-1980) e os millennials (nascidos entre 1981-1996). O grupo Gen X (50 milhões nos EUA) está servindo como uma espécie de amortecedor entre os baby boomers e os millennials. Eles ainda mantêm alguns dos valores centrais dos boomers quando se trata de compras de alimentos, no entanto, também estão cientes das advertências que os anti-laticínios lançaram contra nossa indústria ao longo dos anos, como crueldade animal, altos níveis de gordura em produtos lácteos e a aumento de bebidas alternativas para competir com o leite.

Os millennials (83 milhões de pessoas) estão desafiando ainda mais os pontos de vista tradicionais sobre o consumo de alimentos. Essa geração investe fortemente na internet e obtém a maior parte de suas informações das mídias sociais. Durante anos, eles foram inundados pela negatividade de grupos anti-laticínios que defendem os horrores do consumo de produtos lácteos.

Continua depois da publicidade Agroceres

Seu medo os levou a produtos alternativos, como bebidas à base de plantas. Eles também desejam investir emocionalmente nas empresas de quem compram seus alimentos – observando a “mensagem” da empresa sobre as práticas de sustentabilidade e como elas podem ajudar o mundo.
 

Atenda às mudanças demográficas

Os Xers evitam a publicidade tradicional, preferindo acreditar no que está nas mídias sociais. Os millennials adotam produtos “produzidos localmente” porque lhes dá uma conexão com sua fonte de alimento. Eles buscam transparência na produção de alimentos e tendem a acreditar em alegações (não fundamentadas) de que produtos alternativos e não lácteos são melhores do que os reais.

O que isso significa para a indústria de laticínios? Em primeiro lugar, não podemos ignorar a geração X e a geração do milênio, supondo que, como seus pais, os baby boomers, eles sempre comprarão laticínios. Esses grupos de última geração estão sendo bombardeados com mensagens negativas sobre laticínios, enquanto, posteriormente, são romanceados por bebidas alternativas e produtos alimentícios não lácteos.

A indústria de laticínios deve atender aos desejos da geração X e dos millennials para mantê-los como clientes. As organizações nacionais e estaduais de comercialização de laticínios precisam chegar a esses consumidores e aplacar suas preocupações com os produtos lácteos. Sua mensagem precisa ser sobre os produtores que usam boas práticas agrícolas e de cuidados com os animais e são administradores da terra.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

A mensagem também deve se concentrar em como as fábricas de laticínios estão reduzindo suas pegadas de carbono para ajudar a melhorar o meio ambiente Temos que fazer uma conexão com essas gerações e mostrar como apenas produtos lácteos genuínos podem oferecer uma ampla variedade de benefícios à saúde do seu corpo. O foco deve estar não apenas na delícia dos produtos lácteos, mas também nos nutrientes essenciais que podem ser acumulados.

As gerações mais jovens não podem ser tidas como garantidas, supondo que sempre consumirão produtos lácteos como seus antepassados consumiam. A indústria de laticínios precisa se conectar com eles de maneiras novas e inovadoras. Temos que ir onde eles estão – nas mídias sociais. Devemos fazer conexões pessoais entre eles e o que produzimos. Devemos alardear nossa mensagem de sustentabilidade e boas práticas que beneficiem o planeta. E, o mais importante, devemos promover incansavelmente o sabor superior e os benefícios para a saúde que apenas os produtos lácteos REAIS podem oferecer.
 

Uma nova geração de consumidores

Estamos diante de uma nova geração de consumidores. O marketing e a publicidade tradicionais não são mais ferramentas eficazes. Devemos atender a esses novos consumidores em seu território e personalizar a mensagem para apaziguá-los.

Conte sua “história” em seu site, que os jovens consumidores certamente visitarão quando pesquisarem seus produtos. Não tenha medo de combater a volumosa desinformação negativa sobre produtos lácteos na internet. Temos um produto para vender que é inigualável.

No entanto, os métodos de vendas testados e comprovados do passado não são mais eficazes. Podemos vencer esta batalha se estivermos dispostos a usar métodos transformadores na forma como fazemos negócios. Os tempos estão mudando e os laticínios devem fazer o mesmo.

As informações são do artigo de Brad Legreid, diretor executivo da Wisconsin Dairy Products Association, Middleton, Wisconsin, para a Dairy Foods, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jerri Teixeira Zanusso
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 02/08/2022

Ótima análise! Assim como na cadeia produtiva do leite, na de carnes devemos ter este mesmo olhar quanto as crenças e demandas das gerações mais novas. A produção animal, independente da espécie em questão, segue recebendo críticas e estas são cada vez mais árduas. Na minha opinião, acredito que em algumas décadas o tema "Abolicionismo animal" tomará proporções semelhantes ao processo de abolição da escravatura, com a diferença de agora referir-se ao fato de uma espécie não ter o direito de posse e exploração de outra espécie, já que os animais são seres sensientes. Grandes desafios temos pela frente!

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?