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O leite UHT é o derivado mais simples para obtenção de margens?

Aproximadamente 27% do leite produzido no país de maneira formal foi utilizado para produção de leite UHT em 2021. Clique aqui e confira!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 07/07/2022 - 1 minuto de leitura

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A Associação Brasileira de Leite Longa Vida, ABLV, indica que, em 2021, o Brasil destinou cerca de 6,7 bilhões de litros de leite a produção de leite UHT. Portanto, aproximadamente 27% do leite produzido no país de maneira formal foi utilizado para produção deste derivado.

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Além de ser o 2º derivado de maior relevância em termos de quantidade de leite utilizada na produção, algumas particularidades tornam o UHT especial para o setor lácteo brasileiro:

  • O leite UHT é o “carro chefe” das maiores indústrias de laticínios brasileiras;
  • O leite UHT é o “motor” do mercado spot em momentos de preços elevados. Em algumas situações, torna-se o único produto a oferecer margens a partir da produção apenas com o leite spot, sem a utilização do “mix”...

Poderíamos citar outros aspectos, mas o último item se destaca no momento atual. A utilização do leite UHT como “isca” de consumidores pelos supermercados, oferece maior resiliência do varejo aos preços mais elevados propostos pelas indústrias. Além disso, por ser um derivado que precisa de apenas 1 litro de leite para sua transformação, é mais simples a conclusão de até onde os preços da matéria-prima podem chegar para manutenção da margem.

Se para as indústrias a decisão sobre até quanto pagar pode ser mais intuitiva do que em outros derivados, para o varejo, a utilização do produto como atração para clientes torna o processo mais complexo.

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Esta estratégia está normalmente atrelada a preços especiais, e em ocasiões de escassez de oferta e preços em alta, descontos costumam significar prejuízo. Ao mesmo tempo, estes descontos costumam significar maior giro de vendas e maior necessidade de reposição de estoques — fator determinante para resiliência aos preços mais elevados indicados pelos laticínios. Contraditório, não?!

Para buscarmos maior entendimento sobre este processo decisório do varejo, traremos ao Fórum MilkPoint Mercado o Diretor Comercial do GPA — Grupo Pão de Açúcar, Edson Santos. Edson irá conduzir a apresentação “Como o varejo conduz e o que busca na negociação de leite UHT e derivados lácteos com a indústria”.

A 13ª edição de nosso evento irá ocorrer no dia 2 de agosto, em Goiânia. Além da presença no Centro de Convenções de Goiânia, você pode participar desta e de todas demais discussões online, de onde estiver. Estamos no 2º lote de ingressos. Não perca mais tempo: clique aqui, veja a programação completa e faça já a sua inscrição!

Figura 1

 

 
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O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

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