A economia básica inclui a oferta - quanto de algo você tem - e a demanda - que é quanto de algo as pessoas querem.
Quando se trata de produtos lácteos, o presidente da Ever.Ag Insights, Phil Plourd, compartilhou na 2023 Milk Business Conference, em Las Vegas, que não temos excesso de oferta, mas temos muita falta de demanda, o que está retendo os mercados. "Não acho que a oferta vá melhorar tão cedo", diz ele. "Mas a demanda tem que aumentar se quisermos ver alguns fogos de artifício."
Lucas Fuess, analista sênior de laticínios da Rabo AgriFinance, concorda. "Se olharmos para a saúde do consumidor nos EUA e para nossos mercados estrangeiros, que são uma grande parte do que exportamos, quase 20% do nosso produto está apresentando sinais de demanda preocupante em todo o mundo", afirmou ele na Milk Business Conference, acrescentando que, quando olhamos para os EUA, a União Europeia ou a Nova Zelândia, não temos um excesso de oferta oneroso.
Dan Basse, presidente da AgResources Company, observa que 2024 será o ano da proteína e diz acreditar que os preços recuarão. "Estou otimista com relação à proteína. Acho que a proteína do leite pode ter um lugar na mesa, mas precisamos que o mercado de produtos em pó apareça. Isso é algo que eu observaria com muito cuidado no primeiro trimestre", diz ele.
Fuess compartilha que os preços recordes de alta no varejo não ajudam do ponto de vista do consumidor, dizendo que os consumidores não estão estocando como antes. "Hoje, há menos estoque na despensa. Assim, em vez de comprar três quilos de manteiga porque está em promoção, eles podem estar comprando apenas um ou dois", diz ele.
Fuess está preocupado com o lado do queijo da equação, compartilhando que, normalmente, vemos preços sazonalmente altos para o trimestre.
"Simplesmente não conseguimos obter tração no queijo, o que é um pouco preocupante para mim", diz ele. Plourd acrescenta que o consumidor está apertado com o pagamento de empréstimos estudantis, benefícios reduzidos e uma taxa de juros mais alta em itens de empréstimo - tudo isso afeta seu bolso. "Se você observar as três grandes empresas de pizza, nenhuma delas teve um bom terceiro trimestre. Acho que os consumidores se viram em um beco sem saída e estão reduzindo seus gastos", observa ele.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.