Nestlé investe US$ 17 milhões na Argentina, mas teme energia

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A crise energética preocupa cada vez mais a Argentina ao ponto de várias multinacionais condicionarem os investimentos futuros às medidas adotadas pelo Governo para resolver a conjuntura de desabastecimento e desenvolver planos estruturais de solução em longo prazo.

As filiais locais dos principais grupos internacionais pedem estratégias razoáveis que permitam acabar com o problema. Um caso é a Nestlé Argentina, que prevê investir 50 milhões de pesos (US$ 17,54 milhões) neste ano, mas vê com receio a escassez de energia.

Apesar de a companhia não ter sofrido falta de energia em suas plantas, que trabalham com o máximo de capacidade, os eventuais prejuízos que teriam seus fornecedores e clientes com os cortes de luz poderiam pôr um ponto de interrogação em sua estratégia investidora.

"Podemos perder vendas, ter que reduzir exportações porque, sem insumo, não podemos produzir e, até sofrer aumentos de custos pela substituição do gás por outro combustível, como o querosene", explicou o presidente e diretor geral da Nestlé Argentina, Pablo Devoto.

Ele disse que é necessário parar com a busca por culpados e encarar um plano de racionalização "que determine um aumento do custo energético, castigue os excessos de consumo, ensine a economizar energia e reparta o peso da responsabilidade ante a crise".

Apesar deste cenário, a Nestlé Argentina elaborou uma estratégia para avançar no país e nas exportações. A empresa destinará 50 milhões de pesos (US$ 17,54 milhões) para respaldar suas marcas e fortalecer a recuperação do mercado. "Como vai predominar a racionalidade na questão energética, vamos seguir com o plano cujo objetivo é crescer 11% este ano".

Recuperar clientes

A idéia é superar o faturamento de 2003, que chegou a 728 milhões de pesos (US$ 255,43 milhões), contra os 620 milhões de pesos (US$ 217,54 milhões) em 2002. Além disso, a multinacional suíça quer aumentar as vendas ao exterior, que representam 30% do volume total faturado pela Nestlé. As bases do investimento serão uma recuperação de preços e maiores volumes graças ao regresso de clientes que deixaram algumas categorias por necessidade, mas que voltaram a comprar os produtos Nestlé.

Apesar de não prever ampliações em suas sete plantas, a Nestlé Argentina lançará novos produtos este ano em cada uma das categorias onde participa. Além disso, a empresa está retornando às embalagens maiores, ainda que não tirará de linha as embalagens menores, lançadas como resposta à queda do consumo.

Em 22/04/04 - 1 Peso Argentino = US$ 0,35088
2,85000 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Infobae.com, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?