Moçambique quer intercâmbio com pecuária mineira

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A assinatura de um protocolo de cooperação visando a uma parceria econômica no campo da agricultura e pecuária foi sugerida pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Odelmo Leão, à delegação de Moçambique chefiada pelo ministro da Agricultura, Hélder dos Santos Muteia, em encontro realizado na quinta-feira (08), em Belo Horizonte.

Ficou acertado também um intercâmbio tecnológico na pecuária de corte e de leite, bem como a transferência de tecnologia na produção de soja e milho, já que o clima de Moçambique se assemelha ao do Brasil.

Leão colocou à disposição do ministro Muteia toda a infra-estrutura dos órgãos do Sistema Operacional da Agricultura (Emater, Ima, Epamig e Ruralminas), que, com suas experiências e especialidades, podem colaborar para o crescimento da agricultura de Moçambique nos campos da pesquisa, extensão rural, produção e fiscalização.

Muteia revelou que existem vários empresários rurais moçambicanos interessados em importar gado zebuíno e vacas leiteiras da raça Girolando da região do Triângulo Mineiro. O melhoramento da pecuária, segundo ele, é um dos principais objetivos de sua visita ao Brasil, já que Moçambique pretende adquirir tecnologia para a produção de carne e de leite. Disse ainda existir no seu país uma moderna indústria de laticínio que opera com capacidade ociosa por falta do produto.

Durante o encontro no gabinete do secretário Odelmo Leão, o diretor do Centro de Gestão Empresarial (FEAD), José Ribeiro Franco Tavares Paes ofereceu à delegação bolsas de estudos para estudantes moçambicanos, nas áreas de zootecnia, agronomia e veterinária. Serão cinco vagas para cada curso, durante quatro anos.

Girolando

Ao assinar na manhã de sexta-feira (09), em Uberaba, MG, protocolo de intenções com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia, declarou que "a produção de leite será uma realidade em Moçambique", a partir da implementação do acordo que tem a finalidade de elaborar estudos conjuntos que visem a estabelecer eventual contrato de intercâmbio técnico, científico e comercial, para o desenvolvimento da pecuária leiteira naquele país.

O ministro Hélder Muteia informou que o governo de Moçambique promoverá, em março, um fórum de desenvolvimento, para definir metas e desafios, antecipando que um dos painéis será aberto à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

"O protocolo que assinamos será o ponto de partida para uma colaboração sólida e para beneficiar os produtores dos dois países", disse Muteia. Com uma população da ordem de 17 milhões de pessoas, Moçambique importa praticamente todo o leite consumido. "O rebanho Girolando é rústico, altamente produtivo e adaptado ao nosso clima", continuou.

Após destacar que tem encontrado "o melhor ambiente de negociação", o ministro admitiu que, ainda neste ano, seu país poderá importar os primeiros animais da raça Girolando, a qual teve programa iniciado há 15 anos em Uberaba.

"Quando a vontade existe, tudo é possível", acrescentou Muteia, ao lembrar que, em sua recente visita a Moçambique, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou também o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) à disposição para apoiar o desenvolvimento da produção agropecuária moçambicana.

Representando a Associação Girolando, o vice-presidente Djalma Tiveron disse que o protocolo não tem obrigação contratual, mas é "a nítida manifestação da entidade e do governo de Moçambique de darem as mãos em busca do melhor caminho para aprimorar o sistema de produção de leite".

"Hoje, vivemos um dia histórico para nossa Associação e todos os criadores de Girolando espalhados pelo Brasil", realçou. Ele entregou ao ministro Hélder Muteia um kit institucional completo sobre a raça.

Coube ao superintendente técnico Celso Menezes apresentar aos visitantes informações gerais sobre a raça.

Na solenidade informal realizada na sede nacional da Girolando, a entidade foi representada também pelos diretores Marcelo Machado Borges e Vitor Acedo

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seapa/MG e da Associação de Criadores de Girolando, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?