Maranhão já fabrica leite em pó e achocolatado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Acaba de ser inaugurada, em Pinheiro, no Maranhão, a Indústria Rio Pericumã de Alimentos, a primeira fábrica de leite em pó instalada no Estado. Financiada com recursos do Banco da Amazônia (Basa), por meio do crédito de fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 836,4 mil, a unidade vai formular e empacotar produtos lácteos em pó.

O leite em pó integral e os insumos estão sendo adquiridos de usinas de beneficiamento de leite in natura de São Paulo, Minas Gerais e Imperatriz (MA).

A fábrica produzirá o leite em pó integral e o modificado, achocolatados e bebidas lácteas. Com capacidade para até 200 toneladas de leite por mês, inicia a produção com 40 toneladas. A meta é atingir a capacidade plena em dois anos. Em embalagens de 200 miligramas, o leite terá a marca Mimo e será lançado no mercado com preços populares para conquistar o consumidor de baixa renda.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, cerca de 50% da população do Maranhão não têm geladeira e, portanto, não dispõe de condições adequadas para armazenar o leite líquido. A alternativa viável é o leite em pó. "Não queremos concorrer com as grandes marcas. A idéia é possibilitar o acesso ao leite à população de baixa renda", disse o secretário de coordenação das gerencias regionais do Estado do Maranhão, José Jorge Leite, um dos incentivadores do projeto.

De posse do documento do Serviço de Inspeção Estadual, a Rio Pericumã deu entrada na documentação para obter também a licença do Serviço de Inspeção Federal (SIF), seguindo as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para poder comercializar o produto fora do estado.

Os investidores planejam alcançar mercados como os do Pará e Piauí. "O Maranhão não tem outra fábrica, o Piauí e o Pará também não. O município de Pinheiro está localizado a 500 quilômetros de Belém", explicou o sócio da fábrica, Denis Leite, ao apostar na localização estratégica para a venda do produto nos estados vizinhos.

Para a instalação da fábrica, os equipamentos foram adquiridos em São Paulo. A mão-de-obra é local. São 14 empregos diretos e serão 34 quando a unidade estiver operando a plena capacidade.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Franci Monteles), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?