Mapa intensifica fiscalização do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo o diretor do DIPOA, Nelmon Oliveira da Costa, o Programa de combate à fraude no leite analisou, de janeiro de 2003 até o primeiro mês desse ano, mais de duas mil amostras dos três tipos de leite. Nos casos em que ocorreram irregularidades, os responsáveis estão sendo processados.
Costa disse que as fraudes mais comuns são a adição de soro, sacarose e amido no produto em pó e de soro e água no leite líquido. A legislação em vigor proíbe a mistura de qualquer dessas substâncias ao leite, independente do percentual.
Ele explicou ainda que as ações do Programa de Combate à Fraude contam com o apoio do setor produtivo nos estados, no qual os fiscais do Mapa realizam rotineiramente coletas de amostras para análises. Em casos mais graves, como este do Nordeste, onde o produto vinha sendo adulterado a ponto de colocar em risco a saúde do consumidor, o ministério solicitou ajuda à Polícia Federal, que desde o ano passado vinha investigando a ação dos falsificadores.
Segundo o diretor, o trabalho será intensificado para coibir o surgimento de novos casos de adulteração.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

OUTRO - MINAS GERAIS - EMPRESÁRIO
EM 12/03/2004
Não sou contra o soro de leite desde que haja uma política bem adequada e fiscalizada para sua utilização e reconheço o seu benefício, por exemplo sendo utilizado para fazer a bebida láctea com sabor.
A criatividade da indústria não parou nisto, já criaram a especiaria láctea como produto correlato ao requeijão cremoso, onde o produto é apresentado ao consumidor na mesma embalagem anterior só trocando o nome do produto para CREMOSO.
Qual será o próximo ?
E o MAPA o que fará ?