Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

MG: mais de 20 mil produtores rurais foram prejudicados pelas geadas

O mês de julho bateu recorde de baixas temperaturas em Minas Gerais. Diversos municípios foram atingidos por geadas. Saiba mais, acesse.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 17/08/2021 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

O mês de julho bateu recorde de baixas temperaturas em Minas Gerais. Diversos municípios foram atingidos por geadas, muitos deles com áreas em produção de pastagens, grãos, frutas, hortaliças e flores. Segundo um levantamento divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), nesta segunda-feira (16/08), 257 cidades mineiras foram atingidas pelo fenômeno, que prejudicou cerca de 24 mil produtores. 

Do total de área cultivada nos municípios onde foram registradas a ocorrência de geadas, estima-se que o fenômeno climático tenha afetado aproximadamente 31,7% da área. Segundo o levantamento, os grupos que tiveram mais produtores afetados foram os de pastagem, com cerca de 16.260, seguido pelos de olericultura (hortaliças) e de fruticultura, com aproximadamente 3.885 e 2.455 agricultores, respectivamente.

Figura 1

A pesquisa foi realizada na Região Sul do estado, nas cidades de Alfenas, Guaxupé, Lavras, Passos e Pouso Alegre, além do Triângulo Mineiro, em Uberaba e Uberlândia. Também participaram as cidades de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, Juiz de Fora, na Zona da Mata e São João del Rei, no Campo das Vertentes. Na Região Central, os dados foram pesquisados em Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Sete Lagoas. 

As cidades do Sul de Minas sofreram com as baixas temperaturas desde o fim de maio que, gradualmente, foram se intensificando a ponto de formar geadas por dias seguidos. Moradores da região puderam ver que o verde das plantações estava encoberto por uma camada branca, dando a impressão de neve nas cidades.

Figura 2

Figura 3

Em Alfenas, a prefeitura chegou a emitir um decreto de "situação de emergência" na zona rural do município pelos danos aos produtores rurais. A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Ação Regional estavam autorizadas a adotar todas as medidas que fossem necessárias para minimizar os problemas ocasionados.

Continua depois da publicidade Agroceres

De acordo com a Emater, 1.235.448 hectares de pastagens foram afetados, o que corresponde a aproximadamente 36,2% da área total ocupada com esta cultura nas regiões onde ocorreram as geadas.  Enquanto a área ocupada com a produção de grãos teve cerca de 192.062 hectares prejudicados (17,8% do total). Já na fruticultura, o fenômeno atingiu cerca de 16.622,7 hectares (28% do total dos pomares). 

O cultivo de hortaliças foi atingido em 13.942,5 hectares (25,9% do total). As flores foram as mais impactadas, proporcionalmente ao total cultivado. Houve formação de geadas em 13,1 hectares de floricultura, o que corresponde a 39,5% da área plantada.

 

Influência nos preços dos supermercados

Apesar de os 16 mil produtores de pastagens terem sido prejudicados, o valor da carne bovina não corre risco de aumentar devido à geada nas cidades mineiras. Conforme o coordenador técnico estadual de Bovinocultura da Emater, Nauto Martins, a região do levantamento é, predominantemente, produtora de leite. 

A pecuária de corte é feita da Região Central do estado para 'cima', ou seja, não há quantidade expressiva de produtores desse tipo no Sul de Minas. 

"A pecuária de corte funciona um pouco diferente do leite. No caso do levantamento da bacia leiteira, há produção bovina de corte e também de leite. O corte é feito da Região Central para cima, que não foram afetadas pela geada. Acreditamos que não vá ter um efeito na carne", pontuou.

"Hoje, o preço da carne em todo Brasil está estável, lá no alto, mas estável. Isso é em função do volume que é exportado. Há pouca oferta de animais para abate, do que houve no passado, mas não percebemos influência da geada no aumento da carne", disse o coordenador. 

De acordo com Nauto, por ser uma região com grande produção de leite, o valor dos seus derivados pode sofrer alterações, já que a compra da matéria-prima será um pouco mais cara. Por isso, as indústrias poderão repassar o aumento para o consumidor final.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

"A maioria dos produtores nessa região é de leite. Tem muito gado em regime de confinamento, mas a maioria é de pasto. Agora os produtores vão ver diferença nos gastos, pois terão que usar ração, aumentando o preço de sua produção". 

"Sem a mesma produção, cai o número de leite no mercado. O consumo não vai variar muito, porque ele é afetado pela renda, que já está abalada. A procura do leite não vai aumentar tanto, mas a oferta vai diminuir. A tendência é que haja aumento nos custos para o produtor. Aí, as indústrias de laticínios podem repassar os custos de compra da matéria-prima para o consumidor final", apontou Nauto.

Os valores dessa época do ano já podem ser afetados pela estação, que além de fria é seca, o que diminui a quantidade de pasto disponível para alimentar os animais. Em Minas Gerais, a associação Conseleite estabelece um preço de referência para o mês seguinte à entrega do produto, analisando todo o cenário- estação, possíveis fenômenos naturais, valores de mercado etc.  

Com essa análise conjuntural, o conselho estabeleceu um preço para agosto, do leite entregue em julho, mês da geada. Os produtores venderam o leite para as indústrias com 0,1% a mais no preço. Segundo Nauto, o reajuste afeta, com certeza, as empresas que compram o leite, mas o repasse para os consumidores na hora de comprar os derivados no supermercado é opcional.

"O preço pago ao produtor aumentou cerca de 0,1%, não necessariamente esse valor vai ser repassado ao varejo nos supermercados. Os consumidores devem notar aumento dos laticínios, também, em função do período de seca, falta de chuvas, temperatura fria. Vai ter aumento, mas não é algo abrupto" finaliza.

As informações são do Estado de Minas, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

Leia também:

  • Impactos da geada no milho safrinha e na produção de leite
  • O consumidor ''contra a rapa''

 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

14/11/2025

Conseleite/MT: divulga valor de referência do leite a ser pago em novembro/25

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?