MilkPoint
  • MilkPoint VenturesMILKPOINT VENTURES
  • CaféPointCAFÉPOINT
  • EducaPoint EDUCAPOINT
  • MilkPoint Mercado MILKPOINT MERCADO
  • Milk Monitor MILK MONITOR
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    • GIRO DE NOTÍCIAS
    • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
    • PANORAMA DE MERCADO
    • PODCASTS
    • CONCEITOS DE MERCADO
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
    • PRODUÇÃO DE LEITE
    • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
    • ESPAÇO ABERTO
    • E-BOOKS
    • CRUZADINHA
  • EVENTOS
    • INTERLEITE BRASIL
    • INTERLEITE SUL
    • DAIRY VISION
    • FÓRUM MILKPOINT MERCADO
    • AGENDA 2024
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    • CANAL EMPRESARIAL
    • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
    • NEWSLETTER
    • ANUNCIE
    • ENVIAR UM ARTIGO
    • FALE CONOSCO
    • NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES
    • TRABALHE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
  • LEITE FUTURO
* campo obrigatório. * e-mail inválido.
* campo obrigatório.

Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.

ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O consumidor ''contra a rapa''

POR VALTER GALAN

PANORAMA DE MERCADO

EM 30/07/2021

2 MIN DE LEITURA

13
8
MicroSnap - Hygiena
  1. Início >
  2. Panorama de Mercado >
  3. O consumidor ''contra a rapa''
Arla Foods

Na minha época de infância (e lá se vão vários anos...!), no futebol de rua existia uma expressão que era “Fulaninho contra a rapa”: normalmente o Fulaninho era, de longe, o maior jogador de bola do quarteirão e, eventualmente, disputava a partida de futebol jogando sozinho “contra a rapa”, um grupo de 3 ou 4 pernas de pau que nunca conseguiam ganhar do Fulaninho, apesar de ele jogar sozinho. O “Fulaninho” em questão era soberano, habilidoso, poderoso, o dono do jogo...!

Trazendo esta imagem para o nosso mercado lácteo, o “Fulaninho” poderoso, que joga sozinho contra toda a cadeia produtiva e controla absoluto o jogo, é o consumidor final, aquele que paga a conta, dá as cartas e, no limite, define os movimentos de mercado.

O fato é que os preços dos derivados lácteos ao consumidor final carregam este ano uma forte inflação que, certamente, tem “ajudado a atrapalhar” o consumo.

Os gráficos 1, 2 e 3 comparam os preços nominais (sem descontar a inflação) do leite UHT, da muçarela e do leite em pó fracionado (as 3 principais commodities lácteas do nosso país) no mercado varejista da cidade de São Paulo e mostram um pouco melhor do que estamos falando aqui.

 

Assim, os preços dos lácteos ao consumidor final estão mais altos este ano do que no ano passado; somente olhando os preços do mês de junho, o UHT carrega uma inflação de 15% em relação a junho de 2020, a muçarela de expressivos 31% e o leite em pó fracionado (em lata e ou sachet) de 12%.

Assim, este ano, o nosso craque, o consumidor final, soberano que paga a conta e controla o jogo do mercado do leite, enfrenta a ainda persistente pandemia (neste caso, o aumento da velocidade de vacinação poderá ajudar a reduzir seu impacto e aumentar a taxa de reabertura das atividades), quase 15% de taxa de desemprego, uma economia claudicante que começa, lentamente, a dar sinais de recuperação (o mercado financeiro projeta um crescimento razoável da economia nos próximos 2 trimestres – será ele revertido em consumo?) e, adicionalmente, uma inflação considerável nos preços dos principais produtos lácteos. Não será fácil bater o “Fulaninho” nesta peleja...!

Leia também:

  • Produtor de leite versus Indústria de laticínios
  • Produtores de leite reagem à nota da indústria láctea
  • Alerta: a indústria brasileira de laticínios à beira do colapso!

 
COMENTE: 13
8
Foto: Valter Galan

VALTER GALAN

MilkPoint Mercado

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes * campo obrigatório. * o campo excedeu o limite de caracteres permitido.
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSANA DE OLIVEIRA PITHAN E SILVA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/08/2021

Boa tarde, Valter. Parabéns pelo artigo. Sou pesquisadora do IEA e em nome de nossa equipe solicitamos a gentileza de uma retificação nas fontes dos dados das tabelas dos preços de varejo. Esclareço que os dados de varejo são levantados pelo IEA e sua consistência também. A FIPE é a base de ponderação dos indicadores feitos com base na POF. Obrigada.
  • (0) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Olá Rosana, tudo bem?

Alterada a fonte.

Abraço!

Valter
  • (0) (0) RESPONDER
PAULO F. STACCHINI

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Meu amigo Valter, adorei a analogia e lembrei desse tempo, pois somos contemporâneos de Esalq e tb cronologicamente da mesma infância. Porém, para a analogia ser completa, faltou também incluir outra história que tb escutava desde criança do meu pai. Uma história ou lenda que fazia referência a um estudo em que um cientista pesquisava sobre a inteligência do chimpanzé. O tal cientista ensinou um chimpanzé a jogar xadrez. Mas em função da menor capacidade intelectual e experiência com o jogo, o macaco invariavelmente perdia todas partidas. Até que um dia, o macaco desanimado, não quis mais jogar, pois ele sabia que não tinha chances de ganhar, mesmo que se esforçasse ao máximo. Negou-se durante semanas a começar uma nova partida, mesmo com incentivos de petiscos dados pelo pesquisador enxadrista. Até que quando finalmente decidiu arriscar-se novamente, o sábio pesquisador, cometeu um erro grosseiro e propositalmente para que o chimpanzé ganhasse a partida. Com isso percebeu que se de vez em quando o macaco ganhasse, ele se sentia naturalmente atraído a jogar, mesmo sem incentivos alimentares extras! Moral da história? "Se vc vencer sempre todas partidas, logo não terá companheiros para jogar! Até o macaco aprende isso e desiste!" Então, qual tal o fulaninho craque de bola, se ele ganhar sempre da rapa e de forma invicta meses a fios, logo não terá mais os companheiros de rua para se divertir nas peladas!
No leite também. Caso o consumidor saia sempre vitorioso pagando sempre menos, as custas de cada vez mais investimento e eficiência e/ou prejuízo dos demais elos da cadeia, sem deixar que sobrem margens para que tais investimentos se paguem e sejam continuados, uma hora, faltará leite, pois a rapa vai desistindo. E por mais soberano que o fulaninho seja, uma coisa é mais certa ainda: "a lei da oferta e da procura"! Se o produtor desanimar e não ganhar nunca uma partida, alguns meses sequer, um ou outro ano, a produção vai recuar até que o preço suba e estimule novamente maior produção e oferta! O contrário também é verdadeiro! Portanto, soberano mesmo, não é o consumidor, mas sim o mercado!
  • (1) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Caro Stacchini, meu grande amigo!

Muito obrigado pelo comentário! Sim, de fato tudo acaba no equilibrio de mercado e sua dinâmica: se o preço de equilibrio de Fulaninho (demanda) é menor do que produtores e industrias estão dispostos a produzir, acha-se um novo preço de equilibrio, provavelmente com um volume de produção menor. Este menor preço de equilibrio vai gerar um volume maior de demanda de Fulaninho aumentando o preço de equilibrio e reiniciando o ciclo.

Grande abraço!
  • (0) (0) RESPONDER
NELSON JESUS SABOIA RIBAS

GUARACI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/07/2021

Ainda acho que o VAREJO , especialmente as grandes redes de mercados, é quem pressiona a cadeia dos lácteos. Eles querem leite UHT barato para chamar o consumidor, eles fazem "guerras" de preço entre concorrentes, não respeitam a sazonalidade da produção, os lacticínios não aguentam carregar estoques e cedem baixando os preços. É bem verdade que mesmo nessa crise de altos custos e clima desfavorável a oferta continua suficiente, mas mesmo com queda em algumas regiões, existe a possibilidade das importações. Conclusão, do jeito que esta não tem jeito. Vamos sempre enfrentar a absurda situação de queda de preço ao produtor, justamente no momento em mais ele precisa de renda.
  • (0) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Olá Nelson,

Obrigado pelo comentário. De fato os supermercados muitas vezes usam alguns produtos como "chamariz" de circulação em suas lojas, abaixando bastante suas margens nestes produtos. Isso impacta toda a cadeia produtiva e pressiona margens de produtores e industrias.

Abraço!

Valter
  • (0) (0) RESPONDER
JOSÉ ANTÔNIO MAGALHÃES DE ARAÚJO

RUY BARBOSA - BAHIA - INDÚSTRIA

EM 30/07/2021

A indústria e varejo continuam a ditar o preço a quem produz e a quem consume, essa é a realidade brasileira....
  • (0) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Olá José Antonio, em minha opinião o consumidor final tem importante papel neste contexto, principalmente na realidade econômica que vivemos.

Grande abraço!
  • (0) (0) RESPONDER
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/07/2021

O varejo não ajuda em nada!!!
  • (0) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Roney,

Na cadeia leiteira é, certamente, o setor mais concentrado e, portanto, bastante difícil de negociar com ele.

Abraço!
  • (0) (0) RESPONDER
ANDERSON POPOLIN

ITUMBIARA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/07/2021

Engraçado né, esse ano estamos recebendo praticamente mesmo preço do ano passado com custos nas alturas...
Será quem está levando a melhor nessa disputa???
  • (3) (0) RESPONDER
PEDRO LUIZ NUNES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/08/2021

Brilhante Paulo Stacchini, Fulaninho não é o consumidor, mas sim, o mercado.
  • (0) (0) RESPONDER
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2021

Olá Anderson,

O produtor de milho e o produtor de soja.

Abraço!

Valter
  • (0) (0) RESPONDER

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

Participe do grupo de Whatsapp do MilkPoint!

Participe do grupo de Whatsapp do MilkPoint!

Práticas de pré-secado na conservação de forrageiras

Práticas de pré-secado na conservação de forrageiras

POR EDUCAPOINT

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

* campo obrigatório.
* campo obrigatório. * e-mail inválido.

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MAIS EM PANORAMA DE MERCADO

Cepea divulga valores do leite captado em outubro

Mercado do leite: atualização quinzenal 29/11

Cenário de grãos: o que esperar da safra 2023/24

Leite spot: segunda quinzena de novembro

Qual elo do mercado sofreu maior redução de preços nos últimos meses?

Quais as tendências na produção que impactam o setor de laticínios?

DESTAQUES DE HOJE

Pesquisadores buscam transformar esterco em proteína

Cepea divulga valores do leite captado em outubro

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E MATHEUS NAPOLITANO

Confira os temas que guiarão a jornada do Interleite Sul 2024

POR GABRIELA MARCONATO

Cinco cuidados essenciais para vacas de leite

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

  • Página do Facebook
  • Perfil do Instagram
  • Perfil do Linkedin
  • Canal do Youtube
  • NOTÍCIAS & MERCADO
  • GIRO DE NOTÍCIAS
  • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
  • PANORAMA DE MERCADO
  • PODCASTS
  • CONCEITOS DE MERCADO
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
  • PRODUÇÃO DE LEITE
  • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
  • ESPAÇO ABERTO
  • E-BOOKS
  • CRUZADINHA
  • EVENTOS
  • INTERLEITE BRASIL
  • INTERLEITE SUL
  • DAIRY VISION
  • FÓRUM MILKPOINT MERCADO
  • AGENDA 2024
  • TOP 100
  • EMPRESAS
  • CANAL EMPRESARIAL
  • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
  • NEWSLETTER
  • ANUNCIE
  • ENVIAR UM ARTIGO
  • FALE CONOSCO
  • NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES
  • TRABALHE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
  • LEITE FUTURO
MilkPoint Logo MilkPoint Ventures

MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES

Política de Privacidade

Copyright © 2023 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.