De acordo com levantamento realizado pela LatinPanel, as vendas do mercado brasileiro de leite cresceram 8% de 1998 a 2003. Neste período, o consumo de longa vida aumentou 38%, contra um recuo de 28% verificado para o pasteurizado. Os leites em pó e in natura, em contrapartida, subiram 15% e 3%, respectivamente.
A pesquisa da LatinPanel identificou ainda uma queda de 14 litros no consumo médio por domicílio de 1998 a 2003. Puxaram esse resultado a categoria de pasteurizados, cuja queda chegou a 26 litros, e de leite em pó, que recuou um litro. Com a estabilidade no consumo de leite in natura, o longa vida foi o único que registrou aumento de consumo nos domicílios brasileiros no período (13 litros).
Segundo o levantamento, os produtores nacionais venderam no mercado doméstico 6,2 bilhões de litros de leite em 2003. O longa vida atingiu 80% dos lares brasileiros, o leite em pó 59%, o pasteurizado, 49% e o in natura 24%. O auto-serviço registrou o maior índice de comercialização de leite, saltando de 35% em 1998 para 43% em 2003.
Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.