A Lactalis, que continua sendo uma empresa familiar desde sua criação em 1933 em Laval, anunciou no final do mês passado, que ultrapassou 28 bilhões de euros (US$ 30,85) em faturamento em 2022, superando a Danone na liderança agroalimentar francesa. Com isso, o Grupo Lactalis, se junta ao top 10 mundial da indústria alimentícia.
A outra gigante francesa, Danone, agora décima primeira globalmente, gerou quase 27,7 bilhões de euros (US$ 30,52 bilhões) em faturamento em 2022. A Nestlé, a número um mundial, ultrapassa os 95 bilhões de euros (US$ 104,66 bilhões) em faturamento.
Rentabilidade reduzida
A atividade da Lactalis cresceu fortemente no ano passado (+28,4%) para 28,3 bilhões de euros (US$ 31,18 bilhões), impulsionada pelo aumento do preço de venda de seus produtos, mas também inflada por suas recentes aquisições – em particular alguns dos queijos da marca Kraft (excluindo Philadelphia), populares na América do Norte, e Leerdammer.
Ao mesmo tempo, a sua rentabilidade diminuiu, com um lucro líquido de 384 milhões de euros (US$ 423,07 milhões) (-14% num ano), por não conseguir repercutir integralmente “a elevada inflação dos nossos custos” (leite, embalagem, energia etc. .), disse o chefe do grupo, Emmanuel Besnier, em uma coletiva de imprensa em Parma, na Itália, o quarto mercado da Lactalis atrás da França, Estados Unidos e Canadá.
22,6 bilhões de litros de leite
A empresa Besnier, que se tornou Lactalis em 1999, percorreu um longo caminho desde os 35 camemberts produzidos no primeiro dia na queijaria Laval pelo fundador, André Besnier. A empresa não listada tornou-se uma gigante global de laticínios por meio de aquisições, primeiro na França nas décadas de 1970 e 1980, depois internacionalmente.
Em 2022, a Lactalis transformou 22,6 bilhões de litros de leite em queijo, iogurte, manteiga, creme e outros produtos. E seu faturamento mais que quintuplicou desde 2000, ano em que Emmanuel Besnier, neto de André, assumiu o comando. A Lactalis agora possui 270 locais de produção em 51 países e 85.000 funcionários. Seus produtos são comercializados em 150 países.
As informações são do Time.news, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.