Intervenção na Parmalat continua; Polícia Federal vai investigar

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Parmalat Brasil S.A. entrou com recurso para suspender a intervenção, sob argumento de que não há fundamento jurídico: não existe dispositivo legal que autorize a nomeação de interventor numa simples ação cautelar. Porém, o juiz plantonista do 1º Tribunal de Alçada Civil, Luiz Buzaneto, negou ontem a liminar à Parmalat.

Os membros do comitê, nomeados pelo juiz Abrão, apuraram em levantamento preliminar que a Parmalat há três anos está com os balanços no vermelho, acumulando prejuízo de R$ 60 milhões. Isso, entretanto, não impediu a empresa de enviar para o exterior, nesse período, R$ 1,7 bilhão, através de contas CC-5 para o Uruguai, Estados Unidos e Itália, de 1996 a 2002.

Política Federal vai investigar empresa

A PF abrirá pelo menos três inquéritos para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro e remessa ilegal de recursos da Parmalat para o exterior.

A PF vai pedir a transferência do sigilo bancário da Parmalat, que já foi levantado pela força-tarefa do governo e do Ministério Público que investiga o Banestado no Paraná. Além disso, segundo fontes da PF, serão pedidas as quebras do sigilos bancários e fiscal dos diretores e pessoas vinculadas às subsidiárias da multinacional no Brasil. A PF vai trabalhar basicamente na movimentação feita pela Parmalat via Banestado.

Ontem, o BC anunciou a proibição de remessas da empresa para o exterior; a Justiça solicitou do BC um levantamento das remessas já efetuadas pela empresa.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, deverá reunir-se hoje com o Senador Antero Paes de Barros (PSB-MT), presidente da CPI do Banestado, para analisar os dados levantados. A Receita Federal também está trabalhando no caso.

Preocupação com produtores

As repercussões do escândalo da Parmalat sobre seus fornecedores no Brasil têm sido o centro da preocupação dos parlamentares.

Ontem, a pedido do presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), anunciou a criação de uma comissão especial para discutir o caso Parmalat.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Thélio de Magalhães, Lu Aiko Otta e Edson Luiz), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?