Após os dois anos excepcionais de 2020 e 2021, a indústria suíça de queijos registrou uma queda nas exportações de queijos de -6,7% (em volume) e -3% (em valor). Isso foi registrado na 25ª assembleia geral da Switzerland Cheese Marketing AG (SCM).
Um total de 76.951 toneladas de queijo suíço no valor de CHF 734,3 milhões (US$ 819,92 milhões) foram exportadas em 2022. No entanto, os números estão na faixa dos bons valores de exportação de 2020 (-0,2%) e bem acima dos valores de 2019 (+1,4%). As importações de queijo diminuíram (73.077 toneladas, -3,6%). O queijo importado corresponde a um valor de CHF 501,7 milhões (+2,8%, US$ 560,20 milhões).
David Escher, que é o CEO da SCM, colocou os números para 2022 no contexto geral dos desenvolvimentos nos últimos 25 anos: “Desde 1998, ano da fundação da SCM, o consumo total de queijo na Suíça aumentou mais de 80% .”
Hoje o consumo supera a quantidade de queijo produzida na Suíça, então o país é forçado a importar queijo. Segundo David Escher, isso é tudo menos uma desvantagem, porque “do ponto de vista econômico, é mais interessante produzir queijo suíço de alta qualidade a um preço relativamente alto para exportação e importar produtos mais baratos para as necessidades da população e para a indústria.”
Nesse cenário, o saldo comercial do SCM 2022 voltou a fechar positivo, tanto em volume (+3.875 toneladas) quanto em valor (+CHF232,6 milhões/US$ 259,72 milhões).
A evolução da taxa de câmbio, a alta inflação e o declínio do poder de compra estão tornando o posicionamento e a venda do queijo suíço cada vez mais difíceis.
Cerca de 80% do queijo suíço exportado vai para a UE. Devido à situação atual, o queijo suíço exportado está ficando mais caro e as importações do exterior mais baratas. A SCM responde a esses desafios com medidas direcionadas.
“Intensificaremos as ações de marketing no ponto de venda em todos os 21 países em que estamos representados”, anunciou o CEO.
Além das atividades que a SCM realiza para variedades individuais, programas de bônus de compra também serão implementados para toda a linha de queijos suíços. Os estados federais recebem recursos adicionais para isso. A campanha básica do queijo suíço agora também destaca sua sustentabilidade.
“Nosso objetivo é aumentar o conhecimento sobre o queijo suíço e os esforços da indústria queijeira. O objetivo é atingir os jovens e as famílias, principalmente por meio de canais digitais e atividades na natureza”, diz Escher.
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.