Confira o áudio:
Também chamado de queijo suíço, o Emmental é cheio de buracos, cujo nome correto é olhadura. São buracos grandes e lisos promovidos por uma bactéria típica desse queijo, que se chama Propionibacterium. Elas produzem gás carbônico e as bolhas de gás dentro da massa do queijo é que formam os chamados olhos.
São queijos enormes de 70 cm de diâmetro a 1 metro. Por isso a gente sempre encontra esse queijo no mercado já fatiado. É feito com leite cru de vaca, tem uma casca fina e é relativamente macio, com sabor suave e quase adocicado.
Um outro queijo suíço muito conhecido é o Gruyére, que também é grande como o Emmental e tem casca fina, seca, escura, mas por dentro é macio quase cremoso, e com poucos buracos. É adicionado um pouco de açúcar à massa e seu sabor é frutado. Também lembra um pouco nozes e seu sabor é mais acentuado quanto maior for o tempo de maturação, que pode ser de 5 a 12 meses.
Os Gruyéres originais surgiram em 1645 na cidade de Gruyére e o Emmental vem do Vale do Emmen. Emmen é o nome de um rio Suíço e quer dizer vale.
Os 2 queijos são feitos com fermentos obtidos nas próprias queijarias à partir dos queijos anteriores, e não de fermentos industriais. Uma curiosidade é que, para a produção dos queijos suíços Emmental e Gruyére, as vacas só podem comer a pastagem local e não podem ser alimentadas com silagem.