Indústria de lácteos da Austrália em crise

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite de um dos estados mais importantes da Austrália, Victoria, não estão conseguindo arrumar nenhuma solução imediata para garantir a viabilidade da indústria. Os presidentes de oito cooperativas, juntamente com as companhias de melhoramento de rebanhos do Estado, se reuniram em Melbourne para encontrar respostas para os baixos preços do leite e os baixos incentivos ao produtor.

O melhor que eles puderam fazer foi propor um acordo que poderia significar uma importante mudança no setor nos próximos dois anos. O porta-voz do grupo e presidente da Bonlac, Noel Campbell, disse que todos precisam pensar e observar os benefícios que poderiam surgir aos acionistas.

"Se nós não soubermos como podemos fazer isso, teremos um problema de sustentação da indústria. É muito improvável que o cenário da indústria se mantenha como hoje nos próximos dois anos. Haverá uma necessidade de algum tipo de racionalização".

Campbell disse que o rendimento dos produtores tem sido seriamente afetado porque, enquanto os custos de produção aumentam, os preços das commodities não aumentam em níveis sustentáveis. "O grupo acha que, apesar de as companhias estarem em competição, os produtores requerem as mesmas vantagens - um retorno do capital de trabalho - independentemente de para quem eles fornecem leite".

Regulamentação não é uma opção

"Não há benefícios em tentar regulamentar novamente o setor de lácteos. Essa situação não está relacionada com a desregulamentação".

Campbell disse que o preço do leite é importante, mas não é o único ingrediente na crise financeira do setor. O mais crítico é o nível de débitos de famílias individuais de produtores. Ele disse que a eqüidade da maioria das fazendas leiteiras tem sido constantemente destruída nos últimos quatro ou cinco anos, o que tem se exacerbado nas boas estações produtivas, como em 2001 e 2002, quando muitos produtores foram estimulados a assumir sistemas de produção que os deixaram mais vulneráveis aos aumentos dos custos das rações.

A principal organização de produtores de leite de Victoria, United Dairy Farmers of Victoria, disse que quer que as companhias de lácteos encontrem formas de economizar fora da fazenda - pós-porteira. O presidente da organização, Peter Owen, disse que é possível encontrar economias em várias áreas, como racionalização do transporte, além da cooperação entre as companhias. Ele disse também que os produtores de leite de Victoria não estão sendo beneficiados pelos maiores preços mundiais do leite devido ao fortalecimento do dólar australiano.

No entanto, cerca de 80 produtores de leite de Victoria formaram uma organização para pressionar a formação de uma Comissão na indústria, uma vez que eles acreditam que se a indústria de lácteos não tiver o apoio do governo em todos os níveis não conseguirá sobreviver. "Com a pior seca e os piores preços já vistos, não poderemos continuar. Nós queremos saber se o governo vê a indústria como viável".

Fonte: RuralNews.co.nz (por Alan Harman), adpatado por equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?