O relatório afirma que o mercado para este segmento de maior e mais rápido crescimento do setor leiteiro da Índia está estimado em Rs 50 mil crore (US$ 11,07 bilhões). O crescimento deste setor está estimado em Rs 5 mil crore (US$ 1,1 bilhão) anualmente e engloba produtos como "paneer" (queijo fresco), "dahi" (iogurte), "rasogolla" (doce em formato esférico) e "shrikhand" (doce de coalhada), entre outros.
Paneer
Rasogolla
Shrikhand
Dahi
Alguns produtos lácteos indianos
O relatório afirma, entretanto, que a indústria de lácteos da Índia precisa reconhecer a importância dos produtos nativos para sustentar seu crescimento. Além disso, são necessários atenção e investimentos para aumentar o status desta categoria de produtos de um segmento não organizado para um segmento organizado para permitir seu surgimento como um setor maduro da indústria.
O relatório informa também que os produtos lácteos nativos formam o segmento de maior venda e mais lucrativo do país e representam metade do leite produzido. Avanços significativos têm sido feitos na produção industrial de doces tradicionais indianos, incluindo "gulabjamun" (doce de leite em pó embebido em calda de rosas) e "barfi" (doce de leite em pó e pistache). O relatório informou também que o mercado de lácteos da Índia é formado de múltiplas camadas, em formato de pirâmide, com a base feita de um vasto mercado de leite fluido cru de baixo custo. O topo da pirâmide é formado por um pequeno, mas afluente mercado de produtos lácteos do tipo ocidentais e frescos empacotados.
O relatório informa que o novo mercado de lácteos emergente da Índia manterá seu foco nos serviços alimentícios institucionais, entre outros. Além disso, o relatório informa que no atual cenário a indústria de lácteos indiana está se preparando para enfrentar novos desafios e oportunidades, além de dizer que existe um importante mercado para os doces indianos no exterior.
Em 16/03/04 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,02216
45,13500 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
1 "crore" equivale a 10 milhões.
Fonte: Sify.com, adaptado por Equipe MilkPoint