Índia: Amul começa a se tornar marca global de lácteos
Publicado por: MilkPoint
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"Nós estamos expandindo no exterior para testar nossa qualidade e encarar a competição, enquanto damos andamento a planos de estender em todo o país para prevenir qualquer competição estrangeira", disse o diretor gerente da Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), maior cooperativa de lácteos da Índia que comercializa a marca Amul, B.M. Vyas.
A Amul tem registrado um crescimento anual de 20% em mercados externos principalmente por meio das vendas em supermercados e redes de lojas. Apesar de os produtos Amul serem vendidos nos Estados Unidos desde 1998, a GCMMF está em discussão com o Wal-Mart a possibilidade de ter um estande separado para estocagem e venda de seus produtos. "Nós também temos um acordo com a rede de supermercados Mustafa em Cingapura, com as redes Lanka Milk Foods (CWE) Ltd e John Keels em Sri Lanka, bem como com as redes Choithram, Carrefour e Lulu, nos Emirados Árabes", disse ele. Os produtos Amul também estão sendo vendidos em Hong Kong.
"Nossa estratégia de exportação é somente testar as marcas de nossos produtos no mercado, mas nosso mercado real é a Índia. De qualquer forma, nossos esforços serão sempre voltados a nos manter líderes no mercado da Índia e evitar a competição, enquanto testamos nossos produtos globalmente".
As principais redes de lojas e supermercados estão sendo identificadas como um veículo para promover os produtos lácteos Amul, como leite em pó, manteiga, ghee, queijos, sorvete e compotas indianas, no exterior. Como o crescimento de exportações em massa é variável, a GCMMF optou pelo crescimento sustentável por meio de vendas no varejo que garantem um retorno da marca e a lealdade dos consumidores.
Do movimento de vendas de Rs. 29 bilhões (US$ 659,24 milhões) em 2003-04, que foi maior do que o de Rs. 24,75 bilhões (US$ 562,63 milhões) do ano fiscal anterior, as vendas ao exterior da GCMMF contribuíram com Rs. 500 milhões (US$ 11,36 milhões). Estes dados poderiam ter sido bem maiores, mas a escassez no fornecimento de leite no início do ano passou levou a GCMMF a desistir de um pedido de exportação ao Iraque.
"No ano passado, nós tivemos que desistir de um pedido para exportações ao Iraque e desviar o leite e os produtos lácteos para suprir a demanda doméstica (em Nova Delhi)", disse o membro da GCMMF, R.S. Khanna.
Depois de um crescimento de 13% em 2000-01, a GCMMF está apresentando crescimento de 4% a 5% na produção anual de leite. A produção atual da cooperativa, que coleta leite de 2,2 milhões de produtores de Gujarat, é de cerca de cinco milhões de litros por dia.
A GCMMF está agora tentando não somente aumentar sua aquisição de leite, mas também, aumentar sua produção e seu alcance no mercado para novas cidades. Além de suas próprias fábricas de processamento em Anand e Gandhinagar, ambas em Gujarat, a GCMMF adquiriu fábricas de lácteos em Pune e em Nagpur (ambas em Maharashtra) e entrou em acordos de franquia em Baghpat e Ballabhgarh, no subúrbio de Delhi.
O leite Amul é atualmente comercializado em 10 cidades e regiões fora de Gujarat, incluindo Rajasthan e Maharashtra. Procurando expandir sua presença em regiões urbanas e semi-urbanas, enquanto fortalece sua presença em 400 cidades, a GCMMF está finalizando planos para investir Rs. 400 milhões (US$ 9,09 milhões) em uma fábrica de lácteos em Manesar, Haryana.
"Nós já compramos a terra e em breve faremos nossa proposta para o projeto. No período de um ano, nós esperamos ter uma fábrica com capacidade de 500 mil litros por dia pronta para processar leite e produtos lácteos para suprir o mercado de Delhi e as regiões vizinhas", disse Khanna.
Em 27/04/04 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,02273
43,99 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Indo-Asian News Service (KeralaNext.com), adaptado por Equipe MilkPoint
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