IBGE: ricos tomam 6 vezes mais leite que pobres

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Alimento mais consumido pelo brasileiro, o leite é também o retrato da desigualdade do país: a diferença entre o consumo da camada mais rica da população e o da mais pobre é de 613%.

Enquanto as famílias com renda maior que R$ 6 mil têm um consumo per capita anual de 63,5 litros de leite, os lares com rendimento de até R$ 400 bebem apenas 8,9 litros por ano. O consumo médio no Brasil é de 27,9 litros.

Traduzindo os números, equivale dizer que os mais ricos tomam um copo de leite todos os dias, enquanto os de renda menor bebem um copo a cada oito dias. Embora seja o produto mais utilizado, o consumo per capita caiu 40% em relação ao de 1987. "As pessoas no Brasil tomam café, mas com leite depende da renda", diz a diretora de Pesquisas do IBGE, Wasmália Bivar.

A mesma disparidade, embora numa proporção menor, ocorre com a carne: os mais ricos comem 20,5 quilos per capita anual, contra 11 quilos dos que estão na faixa de rendimento menor. É uma diferença de 86%.

Quanto menor o preço unitário dos produtos, seu consumo é mais equilibrado entre as diferentes faixas de renda.

Mais barato do que a carne de vaca, o frango tem um consumo um pouco menos desigual: os mais ricos consomem 54% a mais de carne de frango. No sentido contrário, os tradicionais arroz e feijão são mais consumidos pelos mais pobres, que comem 28% e 40%, respectivamente, mais do que a camada mais rica.

Os dados do IBGE revelam ainda que o perfil do prato do brasileiro não se alterou muito da década de 70 para cá: arroz, feijão, carne de frango ou de vaca e farinha de mandioca são os itens básicos mais consumidos. No café da manhã, leite (especialmente para os mais ricos), café e pão, tudo com muito açúcar.

Por regiões, se verifica desigualdade no acesso ao leite. No Sul, o consumo do produto é 725% maior do que no Norte, onde menos se bebe esse produto. As famílias do Norte tomam apenas 5,1 litros de leite per capita ao ano. Já as do Sul bebem 42,1 litros.

No Sudeste, o consumo também é alto: 40,9 litros. No Centro-Oeste, é de 27,9 litros. Já no Nordeste, as famílias compram, em média, sete litros per capita ao ano de leite.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Pedro Soares), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?