Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

MG: projeto tem foco em produtores de leite e desenvolvimento da atividade

A regional de Montes Claros do Sistema FAEMG começou mais um grupo de trabalho do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 15/08/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A regional de Montes Claros do Sistema FAEMG começou mais um grupo de trabalho do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). 

O foco serão produtores que atuam na bovinocultura de leite dos municípios de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, Brasília de Minas e São João do Pacuí. O lançamento do programa contou com a presença dos 14 participantes que serão atendidos pelo GQC entre os meses de agosto e outubro.

 

Promovido na região pelo Sistema FAEMG em parceria com a Fundação Credinor, o GQC visa promover a mudança do conceito de produtores para empresários rurais, de olho na maior sustentabilidade do negócio. Contando com momentos teóricos e consultorias nos empreendimentos rurais, serão trabalhados conceitos de gestão, comercialização, marketing, finanças, contabilidade, planejamento, organização e custo de produção.

Continua depois da publicidade Agroceres

“O programa é uma continuidade da atuação das entidades na região, buscando impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local, ofertando uma educação técnica, uma melhor qualidade produtiva do homem do campo, fomentando a sua receita e redução de custos na produção, e melhorando a qualidade dos produtos. Entendemos que alocar mais conhecimento e boas práticas no sistema de gestão e produção melhora a distribuição de recursos e a geração de novas riquezas para os produtores, valorizando a sua propriedade e realizando uma gestão empresarial no campo, com as técnicas apresentadas no decorrer do treinamento”, destacou o diretor financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira.
 

Olhar empreendedor

Isso é exatamente o que busca a produtora rural Thais Ramos Soares, de Brasília de Minas. Coordenando a fazenda da família há quatro anos, ela tem se especializado ao máximo para elevar o potencial produtivo e econômico do empreendimento, que se dedica à pecuária de leite desde 2012. São 14 vacas em lactação, totalizando cerca de 120 litros de leite por dia.

A perspectiva, com o aprimoramento do trabalho, é atingir 300 litros e equilibrar o volume da produção, mantendo uma média constante ao longo do ano.

“Já tinha ouvido falar sobre o GQC, mas sabia que para fazer parte do grupo era preciso ter o básico lá atrás. Agora chegou o momento, porque já tenho a parte estrutural montada na fazenda e próximo passo é aprimorar a gestão do negócio. Já participei do Programa Negócio Certo Rural, onde vi uma boa noção sobre gestão, e foi quando passei a estudar mais a respeito. Aqui também já recebemos assistência técnica e gerencial, que mostrou a importância das anotações e do controle gerencial. Espero que com estes conhecimentos somados possa contribuir com o crescimento da propriedade”, afirmou.

As visitas às propriedades serão realizadas este mês, sendo conduzidas pelo instrutor Fernando Etiene Júnior. Para o especialista, o GQC vai contribuir para o produtor rural entender o seu papel de empreendedor, voltando também suas atenções para o que acontece da porteira para fora. “O mercado tem demandado produtores cada vez mais profissionais, por isso a necessidade de trabalhar a gestão. Muitos produtores têm a visão focada e imediatista. O GQC começa a abrir este horizonte, de modo que o produtor enxergue de maneira geral, dentro e fora da propriedade rural, passando a ter foco também em outras áreas fora da produção, como a parte financeira, marketing, gestão de pessoas etc.”, avaliou.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

A expectativa é que a difusão de novos conhecimentos para este grupo de produtores contribua de forma geral para a região, especialmente na entrega de produtos com mais qualidade ao consumidor final. “A qualidade hoje não é mais diferencial e sim necessidade. A qualidade precisa existir em todo o processo de produção. O produtor rural está sendo muito mais cobrado, porque o consumidor final está mais exigente. O GQC é formado por um grupo seleto, que quer e está fazendo diferencial na cadeia produtiva. Trazer estes resultados para eles significa melhoria para todos da região”, completou Fernando Etiene.
 

Cadeia produtiva em foco

A opção por trabalhar o GQC com a bovinocultura do leite não foi por acaso. A região que compreende os municípios atendidos está aprimorando e organizando métodos de trabalho para retomar o protagonismo como importante bacia leiteira do Norte do estado. E o Sistema FAEMG, junto a outros parceiros, tem acompanhado de perto essa evolução.

No início do ano, parceiros e produtores rurais se reuniram para iniciar o projeto de melhoria da qualidade da pecuária leiteira, fortalecendo a bacia produtiva e o desenvolvimento de arranjo produtivo local por meio do “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”.

A atuação tem como base a formação profissional rural, assistência técnica e gerencial, inovação tecnológica e acesso a crédito. Um levantamento prévio foi feito para identificar a realidade local traçando um perfil dos produtores da região, em que 60% do rebanho é destinado à pecuária de leite.

As informações são do Sistema Faemg, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?