"Esse amplo trabalho vai ser o grande divisor de águas para o Programa Girolando. A raça estava realmente precisando dessa avaliação", observa o presidente da entidade, Marcos Amaral Teixeira. "Antes o programa de formação da raça era um; agora, passa a ser outro, principalmente pelo excelente resultado apresentado pelo primeiro grupo de animais participantes", acrescenta. E mais: "Deixamos registrado nossos cumprimentos e agradecimentos aos criadores Renato da Cunha Oliveira, proprietário de animal Billy Fancy Paul Y, e José João S. Rodrigues dos Reis, proprietário do animal Zinabre Dynamic, e demais companheiros que nos apóiam nessa iniciativa, bem como ao valoroso pessoal da Embrapa e do Corpo Técnico da Associação Girolando pelo empenho o trabalho".
Para a avaliação genética dos touros foram usados os registros de lactações encerradas no período de 2000 a 2002, de suas filhas e companheiras contemporâneas de rebanho, isto é, filhas de mesma idade, de outros touros, paridas no mesmo ano e estação. Assim, foram utilizadas 1.815 primeiras lactações de filhas de 138 touros com idade média de 33,6 meses. A produção média na primeira lactação foi de 3.494 kg de leite em 305 dias. Vinte e dois rebanhos que participaram do teste, encontram-se, na sua maioria na região sudeste.
Nas análises utilizou-se modelo animal que incluiu os efeitos de rebanho-ano de parto, estação do ano (águas e seca), composição genética das vacas (oito grupos), efeitos linear e quadrático da idade da vaca ao parto e os efeitos de animal. Obtidos os componentes de variância, foram estimados também os valores genéticos de cada vaca e de cada touro da população. Na Tabela 1 encontram-se os valores genéticos dos touros testados e respectivas confiabilidades.
O valor genético é expresso como PTA Leite, ou a capacidade prevista de transmissão dos pais para seus filhos, sendo a metade do valor genético estimado.
A confiabilidade fornece indicação da acurácia do teste e, quanto mais alta, menor a possibilidade de o valor da PTA variar para cima ou para baixo. O seu valor depende do número de filhas e do número de rebanhos participantes. Quanto maior o número de filhas e rebanhos, maior será a confiabilidade da prova do touro. Este é um desafio e todo esforço deverá ser feito para que os rebanhos continuem e novos sejam incorporados ao programa.
Atualmente existem 20 touros em teste de três grupos cujo sêmen foi distribuído no período de 1999 a 2003 em pouco mais de 50 rebanhos. O quinto grupo de touros está sendo formado para a coleta e distribuição de sêmen em 2004.
Resultado do teste de progênie da primeira turma de touros da raça Girolando

Um pouco sobre os dois animais:
Billy Fancy Paul Y nasceu em 23 de junho de 1994. Pesa 1.107 kgs. Seu criador e proprietário é o médico e ex-presidente da Associação Girolando, Dr. Renato da Cunha Oliveira. Billy é um Girolando ¾. Foi grande campeã na Exposição Nacional Girolando/96. Tem filhas campeãs em várias pistas do Brasil. Pai da progênie campeã na Expomilk de 2002.
S.C. Zinabre Dynamic, Girolando (5/8 Hol + 3/8 Gir) pertence ao proprietário e criador José João S. Rodrigues dos Reis. Nasceu no dia 03 de abril de 1990. Trata-se de um reprodutor de grande porte, com ótimo tipo leiteiro, tendo como ponto forte seu pedigree de leite. Em sua linha alta, todas as suas ascendentes possuem lactações acima dos 10.000 kgs. Em sua linha baixa, com a presença do sangue zebu, todas as suas ascendentes apresentaram lactações superiores aos 5.000 kgs.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Uberaba (MG)